Iraque: Longe de Casa


A guerra do Iraque de 2003 deixou marcas em vários povos, entre eles, os mais diretamente envolvidos no conflito: iraquianos e americanos (além das restantes forças da coligação ocidental).

A National Geographic estreou este domingo uma série que mostra o sofrimento do lado que muitas vezes não vemos e não conseguimos entender: a força invasora.

“Iraque: Longe de Casa” centra-se na 1ª Divisão de Cavalaria que chega ao Iraque no início de 2014 para supostamente «garantir a paz». 

Contudo, o batalhão americano vê-se envolvido numa inesperada emboscada que irá levar a uma perigosa missão de resgate em Sadr City, nos arredores de Bagdade. 

À medida que a CNN divulga os acontecimentos, as vidas das famílias destes soldados cai numa espiral de caos e incerteza.

A série, que reúne vários atores de primeira linha, é baseada em factos reais e adaptada do livro “The Long Road Home: A Story of War and Family”,  da jornalista Martha Raddatz.
Se o telespectador espera uma visão independente deste trabalho, desengane-se, segundo os realizadores, irá estar à vista «o heróico altruísmo e coragem dos soldados americanos». Isso mesmo ficou patente nesta estreia de episódio duplo. 
Há, sem dúvida, a destacar o realismo da realização, do fio condutor cinematográfico, com planos fora do comum para quem está habituado a ver as produções que chegam do outro lado do Atlântico.


Comentários

Mensagens populares