Síria: sete anos de balas contra os indefesos






Março de 2011. O povo sírio saiu à rua para gritar liberdade. Direitos. Igualdade. Grupos mais extremistas usaram a voz desse povo mártir para inaugurar uma escalada de violência que viria a desaguar numa guerra civil que todos conhecemos até hoje.

Estes sete anos já custaram a vida a 500 mil pessoas e deslocou outros milhões. Foi-se tudo, de norte a sul. Casas, hospitais, escolas, jardins, espaços públicos. E foi-se o bem mais precioso de todos: a Vida. As crianças são as que têm chegado ao Ocidente em forma de dor. ONG’s, ONU, jornalistas, fotojornalistas e repórteres de imagem tem sido a voz deles. Ao todo, estimam várias organizações humanitárias, 2 milhões e meio de pessoas, incluindo um milhão e 700 mil crianças, foram (e estão) ser ajudadas.

A comunidade internacional falhou com o povo sírio. O mundo falhou às crianças sírias. Nenhuma guerra é limpa, todo o conflito é sujo mas esta tem sido uma guerra contra os mais indefesos, os que mereciam uma infância justa. Esta tem sido uma Cruzada contra as crianças sírias, que são também crianças do mundo.

Comentários

Mensagens populares