Marx: um gigante intemporal
É considerado o «pai» do comunismo. Hoje, 5 de maio, se fosse vivo, completaria 200 anos. Não seria possível falar de Marx em toda a sua dimensão.
Enquanto economista e pensador, o seu legado ultrapassa-o, ultrapassa-nos. Muitos ainda esperam pela revolução prometida, outros acham que ela nunca chegará.
Desagregar Karl Marx da ideologia é impossível porque Marx é a ideologia, uma conduta, uma forma de pensamento: económico, social e cultural. Vai além do materialismo histórico que profetizou. Para a China, por exemplo, o marxismo é a mais poderosa arma ideológica de todos o(s) tempo(s).
Que Marx continue no espírito daqueles que acreditam que ele é maior que o firmamento. Para o Mundo, para os que o sugaram, Marx é apenas e só um dos gigantes. E hoje, no auge do bicentenário, aqui o recordamos.
E todos nós, devíamos, pelo menos uma vez na vida, ler aquela que é uma das grandes obras primas de todos os tempos: O Capital. E já agora o grande Manifesto Comunista que escreveu com o seu amigo Engels e que explica, magistralmente, o chamado socialismo científico. Como eles, ninguém antes fora notável. #marx
Comentários