Loureiro dos Santos: um pedaço de mim que parte


Quando hoje me enviaram uma mensagem a dizer "sabias que morreu o general Loureiro dos Santos?", eu pensei que só podia ser uma brincadeira. Loureiro dos Santos é uma perda irreparável da história militar do século XX deste país. Já não se fazem genes assim. Era um homem de postura austera mas um cavalheiro sem medida. Entrevistei-o uma mão de vezes e sempre fui livre nas conversas que mantivemos. Dizia o que pensava mas sempre  ponderado. Foi com ele que evoluí na minha construção pessoal sobre temas como o terrorismo e as novas ameaças aos Estados democráticos nesta Era moderna da tecnologia. Foi com ele que reforcei conhecimentos na área de defesa para jornalistas em dois cursos promovidos pelo Cenjor - Centro Protocolar de Formação de Jornalistas em colaboração com o Instituto de Defesa Nacional. Num deles, em Tancos, disse-me: "não tenha medo, nunca se sabe, com os loucos que governam as nações, quando é que temos uma guerra dentro de portas". 😊 É com este sentido de humor que o recordarei.  Vai fazer muita falta a este país e às suas consciências. #loureirodosantos

Comentários

Mensagens populares