À descoberta de...Portugal

@câmara de Mértola

Não é inédito neste blogue mas desta vez será mais minucioso. Há largos anos que percorro o país. Na maioria das vezes, calcorreei os seus montes, vales, planícies, do Interior ao Litoral, em trabalho. De caneta, bloco, gravador e máquina fotográfica na mão. Temos um dos países mais maravilhosos do mundo. Sou suspeita ao falar dele mas isso é o menos importante porque há pedaços da nossa terra que valem a pena ser descobertos.

Entre imagens e propostas de visita, iremos dar a conhecer pedaços deste retângulo que, na última década, registou um boom gigante no turismo, setor que muito tem contribuído para o PIB nacional. 

Do norte ao sul e ilhas iremos falar de tradições que ainda resistem, de gentes com memória e que são eles também a memória que ainda nos resta de muito património imaterial que resiste. 

A imagem deste post é de Mértola, talvez porque no Baixo Alentejo vivo sempre experiências inesquecíveis, de portuguesa, com outros portugueses maiores que os seus sonhos.

A rubrica chamar-se-á "À descoberta de...", completada sempre com o destino escolhido em cada post. A viagem começa esta semana e não tem data para terminar. 

Bem-vindos a bordo de uma viagem ao fantástico, ao que de melhor temos em Portugal e que, provavelmente, muitos portugueses não conhecerão (ainda). 

Nota: contaremos com o apoio de várias entidades nesta viagem, entre elas, municípios, associações de desenvolvimento local, cultural e ambiental no terreno. As mesmas que me receberam estes anos todos nas suas terras e me convidaram a sentar às suas mesas e a entrar nas suas "casas". 

Comentários

Mensagens populares