Dívidas ao fisco: o lado negro de uma máquina que (continua) a emperrar


Soubemos esta semana que, entre 2014 e 2016, a Autoridade Tributária deixou fugir, assim, como quem não quer a coisa, mais de mil milhões de euros em dívidas fiscais. 

Os dados surgem no âmbito de um relatório divulgado sobre a auditoria da Inspeção Geral de Finanças à eficácia do desempenho do Fisco na recuperação dos créditos tributários em processos de insolvência.

São 1090 milhões de uma dívida total de 4451 milhões. 

A pergunta, retórica, e que faço há anos, é sempre a mesma: até quando a máquina fiscal, tão bem oleada para algumas coisas, emperra noutras, e em situações que são de máxima prioridade?

A fuga aos impostos é um clássico em Portugal. A incapacidade de recuperar o dinheiro à solta, também. O mais dramático é que são sempre os mesmos do costume a pagar as obrigações de outros que fugiram às suas responsabilidades.

Enquanto tivermos um Estado incapaz de cuidar do dinheiro público de forma séria e responsável, os milhões de impostos devidos de alguns continuarão a voar. E os outros - a maioria - que pague os seus e os impostos dos "fugitivos" do costume. 

E lá continuaremos todos a pertencer a uma sociedade fiscal injusta e incapaz de ser firme na forma como cobra os impostos aos seus contribuintes. 

Comentários

Mensagens populares