Legislativas 2019: Rio tenta antecipar-se em agosto mas o percurso é espinhoso

PSD lança site rumo às legislativas de outubro no momento em que o país está a banhos. 


Em pleno mês de agosto, o PSD lança um site dedicado às legislativas. Que Rui Rio anda, em termos comunicacionais, mal aconselhado, já nós sabíamos - basta acompanhar algumas das suas tiradas no Twitter - mas lançar-se assim, desta maneira, no mês mais fraco do ano para mensagens políticas, é que ninguém esperava. Eu acho simplesmente ridículo [já nem falo no assunto "greve", que domina e usurpa (quase) totalmente o espaço público e publicado].

O novo site além de informação de propaganda política apresenta aos portugueses os cartazes com que o partido se apresenta às eleições de outubro. 

Ao olhar para cada um deles só me vem à cabeça que bem podiam ser cartazes do PS, caso o PSD estivesse no poder. São tão diferentes, dizem eles, que quase podiam ser iguais, acrescento eu.

O que me choca mais são os cinco temas estruturais que Rui Rio escolhe para levar a estas legislativas: Alterações Climáticas, Finanças Públicas, Agricultura e Florestas, Natalidade e Saúde.

Pergunto-me eu: e onde fica a Educação, a Justiça e a Segurança? Apenas e só três áreas de Estado e prioritárias num Estado de Direito.

Quanto às Alterações Climáticas, se a memória não me falha, o PSD acorda finalmente, de forma efetiva e com voz própria, para o problema. Fá-lo quando o Planeta já grita, há muito, por socorro. Não será inovador, já que terá companhia em todos os programas eleitorais nestas eleições*. 

Há muito que esta corrida corre mal a Rui Rio e temo que a tareia de outubro não deixe "pedra sobre pedra" na São Caetano à Lapa. 

O centro-direita, enfraquecido há muito na sua génese ideológica e posicionamento partidário "pós-Troika", corre sérios riscos de desaparecer. Isso obviamente que é extremamente preocupante porque um país democrático só pode ser livre quanto mais opções e alternativas políticas tiver. Sensatas e democráticas, de preferência.

Seja como for, está lançada a ferramenta digital de Rio. Mas, insistimos, a meados de agosto? Algo vai mal no reino "laranja" da comunicação. 

*Posso enganar-me mas aposto como estas serão as legislativas mais verdes de sempre em Portugal. A bandeira contra as Alterações Climáticas será içada em cada arruada e comício.

Comentários

Mensagens populares