Legislativas 2019: BE defende nacionalização da REN




Talvez seja um pouco sonhadora por achar que quando se vota, temos necessariamente de saber que medidas estamos a defender. 

Para mim a política sempre foi mais um debate de convicções e ideias do que uma réplica de modas. Na verdade, ler os programas eleitorais que vão a votos é das coisas mais chatas que podemos fazer, dirão uns. Eu sempre o fiz. Por mais que me aborreça com os chavões do costume e que são hoje transversais a todos os partidos. 

Contudo, só lendo podemos perceber onde nos enquadramos e, pese embora as parcas e frágeis opções que vamos tendo, fruto do arrefecimento ideológico dos novos tempos, considero que só assim posso ser mais esclarecida. Com a web tornou-se mais fácil aceder aos programas. Esclarecem mais do que qualquer debate televisivo ou entrevista. Porque neles está, preto no branco, o que pensam cada uma das forças políticas. Sem margem para desvios de discurso (como  acontece em televisão). 

Até 6 de outubro iremos por aqui partilhar algumas ideias dos programas dos partidos. Com um único objetivo: dar a conhecer melhor algumas propostas que nos colocam e que se calhar não vão ser faladas na procissão que nos espera até lá. 

Hoje começamos com o BE, onde destaco duas medidas do grande desígnio político em que agora se tornou a emergência climática: além da nacionalização da Galp, o Bloco quer nacionalizar a REN. E transportes públicos gratuitos para todos nas áreas metropolitanas do país. 

Escolho estas duas porque ambas me parecem (digo eu....) ter um impacto brutal a nível financeiro e não serem exequíveis. Mas quem sabe são eles, e eles assim o defenderão se lá chegarem. 

Eles, os políticos que gostam mais das frases e medidas para TV encher do que da sua razoabilidade. Quem quiser aceder ao programa do BE, é aqui.

Comentários

Mensagens populares