Roberto Leal: marco maior da portugalidade


Há figuras incontornáveis. Roberto Leal é e será sempre uma delas. A sua música chegou onde todos os artistas sonham, mas que poucos conseguem realmente tocar: ao Povo! 

Goste-se ou não do seu legado musical, Roberto Leal representava o melhor que o Povo pode esperar: alegria, vida e uma forma única e genuína de se dar, de ser. Para mim ele era realmente transparente. Portugal, os portugueses, não se esquecem dele. Estou certa disso. 

Eu, cresci com ele, naqueles anos 90, em que o cantor passava grandes temporadas em Portugal, em espetáculos país fora em participações nas televisões privadas que emergiam num fervor muito peculiar daqueles tempos audiovisuais. 

Foi naquela minha adolescência longínqua que tenho dele as memórias mais vivas. Memórias que para muitos outros serão muito mais marcantes. 

O transmontano que rumou cedo para o outro lado do Atlântico nunca deixou de ser transmontano, português. É talvez esse um dos seus maiores legados: Roberto Leal foi verdadeiramente português. Igual a todos nós. Gente de carne e osso. Gente do povo. Marco maior da portugalidade.  #robertoleal
Nota: Roberto Leal faleceu este domingo, aos 67 anos, em São Paulo. 

Comentários

Mensagens populares