20 anos de ESTA: parece que foi ontem



Foi em outubro de 1999 que nascia aqui, em Abrantes, a ESTA – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes.

Há 20 anos começava para muitos um sonho. Éramos poucos, éramos também os primeiros que passávamos aquela emblemática porta rumo a mais uma etapa das nossas vidas.

Neste mês em que, para muitos de nós, as memórias se avivam, é inevitável não nos lembrarmos daqueles anos de ouro, em que tudo se construía do zero.

Fiz parte do ano zero, do curso zero, de tudo o que foi zero e que se ergueu até hoje. Em alguns momentos sentíamos que faltava muita coisa. Mas na maioria dos restantes, e à medida que os anos passavam, sabíamos que estávamos a fazer história, sabíamos éramos parte de um crescimento que havia de vingar. E, mais importante do que tudo, tínhamos todos a consciência de que estávamos a ajudar a construir uma instituição que aqui hoje se mantém, de pedra e cal, e mais sólida do que nunca.

O sucesso das instituições não existe sem as pessoas. E no caso da ESTA, foi exatamente essa a história que se escreveu. Professores, funcionários, alunos, agentes da comunidade local. Todos, sem exceção, contribuíram para fazer um caminho que, para todos nós, foi marcante.

Fizemos a diferença em quase tudo. Aproveitámos o facto de estar no Interior para fazer valer as relações dentro de uma instituição de ensino superior. A proximidade entre todos foi, na minha opinião, a chave-mestra que manteve o projeto no caminho certo. E para a maioria dos meus colegas, deslocados de casa, sei que isso foi decisivo e muito importante para continuarem ali, firmes, no rumo.

Houve muitas pedras no caminho naqueles primeiros cinco anos dos quais eu tenho um enorme orgulho de ter feito parte. Mas houve acima de tudo muita resiliência para obter o sucesso. Pelo meio vencemos obstáculos, derrotámos barreiras e ganhamos muito mais do que perdemos.

Muitas centenas de profissionais formados, um crescimento sustentado e um corpo docente que se fortaleceu. Foi tudo isto que nasceu em Abrantes há duas décadas.

É por isso que esta crónica é dedicada a todos os que fizeram da ESTA um caso de sucesso no panorama académico nacional. Perdoem-me todos os que vieram depois de mim. Mas esta crónica é dedicada em especial aos meus colegas daquele primeiro ano do Curso de Comunicação Social que, comigo, fizeram a caminhada.

Houve muitas pedras no caminho naqueles primeiros cinco anos dos quais eu tenho um enorme orgulho de ter feito parte. Mas houve acima de tudo muita resiliência para obter o sucesso. Pelo meio vencemos obstáculos, derrotámos barreiras e ganhamos muito mais do que perdemos

Não posso esquecer o corpo docente, incansável, todos eles, e que abraçaram connosco a vida académica, numa das fases mais marcantes das nossas vidas.

Sem eles não teria sido possível. E sem o que lutaram por nós, na nossa formação profissional, não seríamos também que somos hoje.

1999 foi há 20 anos. 20 anos. Para mim, ainda parece que foi ontem. E foi uma aventura inesquecível.

Parabéns à ESTA, parabéns a todos nós que lhe demos corpo até hoje. Abrantes, a cidade da minha vida, merece-a. Que saiba também reconhecer-lhe sempre o valor que a ESTA tem e merece.

E, finalmente, uma palavra à Antena Livre, outra casa da qual faço parte, porque também contribuiu, e muito, para fortalecer o percurso de todos nós!

*Crónica de 14 de outubro, na Antena Livre, 89.7 Abrantes. OUVIR

Comentários

Mensagens populares