À descoberta de...Santarém: a "cidade miradouro"

Portas do Sol
Santarém é uma das cidades mais centrais do país. Capital do Ribatejo, é não só a cidade da Lezíria ,como também de um turismo cada vez mais crescente. 

A 30 minutos de carro a partir de Lisboa, Santarém conta com um património histórico, cultural e patrimonial de excelência, com destaque para vários monumentos que evocam o gótico português. É motivo de visita, entre as dezenas de igrejas, a Igreja de Nossa Senhora de Marvila e a Igreja de Nossa Senhora da Graça, a Igreja de Santa Clara e a Igreja do Santíssimo Milagre. 

Outro motivo de atração é o imponente Convento de São Francisco, datado do século XIII.

Convento de São Francisco

Ir a Santarém sem visitar o Jardim das Portas do Sol e contemplar a magnífica vista sobre a Lezíria e o Rio Tejo, é imperdoável. Aqui, o visitante pode ainda ficar a conhecer também o Centro de Interpretação UrbiSacallabis. 
Festival Nacional de Gastronomia 2019 é um dos eventos mais conhecidos do país e atrai, todos os anos, a Santarém, milhares de visitantes. Os sabores do país são os protagonistas do certame que decorre até 3 de novembro. É ir!
A Lezíria não oferece só cultura e património. Santarém é conhecida igualmente por ser ímpar na gastronomia, com os comeres escalabitanos a povoarem cada recanto da cidade, em restaurantes e tabernas. Região de férteis campos agrícolas, onde a agricultura ainda é rainha, a terra dá muita da matéria-prima para a confecção de pratos saborosos. Entre eles, açordas de sável, ensopados, migas, a famosa sopa da pedra (de Almeirim), lampreia e pratos de carne, onde o toiro bravo continua a ser um dos protagonista à mesa para os apreciadores. Aceda aqui aos restaurantes. Eu sou suspeita porque recomendo sempre aquele que, desde tenra idade, me conquistou: o Quinzena.


Para os que ainda não conhecem ou nunca visitaram, recomendamos o Festival Nacional de Gastronomia que, anualmente, reúne na Casa do Campino, o melhor da cozinha ribatejana e de todas as cozinhas do país. Decorre neste momento até dia 3 de novembro. Motivos não faltam para uma visita à apelidada "cidade-miradouro". Para mim, sempre foi e será, a capital da minha Lezíria, a mãe de todas as cidades do Ribatejo. 

Saiba mais aqui


Comentários

Mensagens populares