A hora de Sócrates




O julgamento popular foi feito. Cada cidadão deste país, fez o seu julgamento social. Mas esta é a hora de José Sócrates se defender. Esta é a hora de a Justiça se silenciar para ouvir a defesa de uma acusação pública e (mal) publicada em muitos casos. Sou a maior das suspeitas para defender Sócrates. 

Fui sua crítica em muitas decisões políticas. Fiquei incrédula com muitas alegadas suspeitas ligadas ao processo. Mas uma coisa é a política, e esse julgamento foi feito nas urnas. Outra, completamente diferente, é a dimensão judicial. E outra dimensão ainda é o julgamento mediático (diferente do popular mas que decorre da notícia publicada e impressa milhares de vezes sem conta). 

Serve este post para dizer que não confio na Justiça. Nesta que julga Sócrates. Não só pela fragilidade da acusação do MP, mas sobretudo pela prova que não tem em relação a alguns crimes, como é o caso de corrupção. Que pode ter existido. Mas que muito dificilmente, com o que está no processo, será provado. 

Não confio na verdade de Sócrates, débil na essência, forte como a oratória política com que nasceu para os palcos de massas. Não confio num juiz recheado de vícios de padrão. Desconfio da imprensa, que leu o mesmo processo, letra por letra, mas reproduz factos diferentes. E pior: lança teorias da conspiração como se fossem verdades absolutas. 

No final, se houver julgamento, veremos qual a corda que resistirá. Pelo meio só me lembro de uma coisa: houve um ex-primeiro-ministro preso. Preso. E isso, se a verdade não for assim tão robusta, será uma sombra cravada nos ombros do Estado de Direito. Uma sombra que manchará um país e a sua oportunidade de mostrar o lado certo da razão. #socrates #justica #portugal

Comentários

Mensagens populares