António Lobo Antunes: a inquietação permanente em mim


Revi hoje a entrevista a António Lobo Antunes no programa "Entre Tantos", da TVI. Nunca escondi que sou uma "loboantunesdependente".

Fascina-me a sua veia literária, encanta-me a doçura de um escritor que comecei a ler era ainda uma adolescente. 
A morte é uma puta e eu decidi que havia de lutar como um cão
Também lhe reconheço um feitio muito próprio, para muitos, designado de mau feitio. Eu prefiro chamar-lhe traço de personalidade. Talvez porque me identifique com ele em tanta e tanta coisa que, hoje, aos 77 anos de idade, ainda mantém com uma eloquência ímpar.

De tantas entrevistas que já li e vi, mais uma onde o seu pensamento ecoa em forma de fogo nas almas mais inquietantes:
  • "Um livro é um organismo vivo que nos escapa";
  • "Não tenho computador, não tenho telemóvel, não tenho carro";
  • "A minha mãe ensinou os filhos todos a ler";
  • "O meu pai gostava de ter deixado aos filhos o amor das coisas belas";
  • "É hipócrita a relação que temos com Deus quando estamos doentes. Não acredito que haja ateus";
  • "Nunca vi ninguém morrer com medo. As pessoas quando morrem ficam com uma grande dignidade. Estão numa paz para além de nós";
  • "A presença invisível dos mortos está sempre connosco";
  • "Conseguimos ser alegres apesar de termos saudades de tanta gente";
  • "Há momentos tão solitários para toda a gente";
  • "As pessoas estão a sofrer ao nosso lado e nem reparamos";
  • "Gostava de escrever poesia, mas não tenho talento. Poeta é Camões, Bocage e Antero";
  • "Não sou modesto, mas sou honesto";
  • "Escrever é uma forma de lutar contra o que é reles e ordinário";
  • "A morte é uma puta e eu decidi que havia de lutar como um cão";
  • "As mulheres são sempre mais corajosas do que nós";
  • "Nós precisamos que nos toquem e não nos tocamos";
  • "Há lá coisa melhor do que um amigo? E quando o amigo é nosso irmão, melhor ainda! Não perdoo a traição de um amigo";
  • "Não falamos de livros. Mas livros é como o amor, a gente faz, não fala". 

Comentários

Mensagens populares