Francisco: o Papa destemido ao serviço de uma Igreja «rígida»

Foto: Getty Imagens
É de uma coragem tremenda aquela que o Papa Francisco tem demonstrado desde que é Papa. Na tradicional mensagem de Natal que o Sumo Pontífice preparou para os cardeais e membros da Cúria Romana, Francisco admitiu que é essencial mudar a mentalidade pastoral da Igreja Católica, algo que, no seu entender, está «200 anos atrasada».

O Papa não tem dúvidas de que são urgentes reformas para combater, entre muitas coisas, a «rigidez» de muitos membros da Igreja ante os desafios do mundo.

Nesta época do ano, Francisco dá mais um exemplo, de como o seu perfil, enquanto Papa, é de quem quer mudar o que está mal, é de quem não tem medo de ousar criticar e rasgar com mentalidades ainda presas a um passado distante.

Este Papa é, sem dúvida, um homem destemido, que rasga com aquilo que tivemos no topo da Igreja Católica, durante muitos anos.

É de líderes religiosos assim que o Mundo precisa. Francisco irá deixar marcas profundas no coração da Igreja. 

Espero que todos os crentes, a começar pelas futuras Cúrias, tenham a capacidade de prolongar a herança revolucionária que este Papa claramente já deixou nas estruturas canónicas de topo. 

O Mundo e os crentes cá estarão para serem testemunhas. 
Foto: Getty Images

Comentários

Mensagens populares