Páscoa 2020: a possível em tempo de reinvenção!



Entrámos na Semana Santa, época de extrema importância para os cristãos em todo o mundo.

Este ano será diferente, sem viagens, sem encontros de família, sem amor à volta de uma mesa de domingo, sem abraços nem beijos, sem absolutamente nada para viver ou sentir.

O ser humano tem esta capacidade de se reinventar e de se ajustar sempre que é necessário.

Este tempo em que vivemos é, sem dúvida, um tempo novo, nunca antes vivido nas últimas décadas por quaisquer povos.

Muitos de nós não sabem o que é uma guerra, o que é a pobreza, a fome e a miséria, o que significa ter de abandonar tudo para fugir às balas, nem sequer o que verdadeiramente significa morrer.

Mas outros, como os nossos antepassados, entre eles os que ainda estão vivos, como os nossos pais e avós, sabem melhor que nós, os mais novos, o que é essa dor.
É por isso que, sem o esperarmos, coube-nos a nós esta nova missão, de enfrentar um Mal desconhecido, de o combater e de vencê-lo nas trincheiras, que são diferentes para cada um de nós.

Nesta Páscoa, que será única, espero que todos a consigam celebrar, num tempo inundados de esperança, aproveitando a oportunidade para retirar dele a energia mais inspiradora e para podermos continuar a fazer o que a hora mais negra nos pede: sobreviver.

A luta dos povos, em todos os séculos, tem um ponto comum de uma chama que jamais se apagará: a nossa capacidade de olhar para o presente, com vontade de o ultrapassar, com a força necessária para o vencer. É essa a nossa missão, é isso que a Humanidade espera de nós.

Páscoa feliz a todos!

*Crónica de 6 de abril de 2020, na Antena Livre, 89.7 Abrantes. OUVIR

Comentários

Mensagens populares