Incêndios 2020: a falta de vergonha do Presidente


O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, gosta de tapar o sol com a peneira. 

Não é algo que eu já estranhe. Porque o seu discurso é cada vez mais de campanha e, além disso, aproveita para ir cumprindo a promessa de ser "amigo" do Governo. 

Mas o que Marcelo disse, este domingo, no Algarve sobre a prevenção dos incêndios no país é algo que me deixa nervosa. Podia ignorar, como já o faço com tantas parvoíces que este Presidente diz. Mas não consigo. Não consigo porque sou daquelas que sentiu na pele a dor de um fogo que me roubou a aldeia inteira. Porque vi os meus pais a verem a casa que construíram com tanto suor em perigo. Não consigo porque vi o meu país perder demasiadas pessoas nos últimos anos, consequência de muita negligência do Estado. 

Diz Marcelo que a pandemia afetou a prevenção dos incêndios, tornando as condições de combate “difíceis”, sobretudo por se tratar de um verão muito quente.

E eu pergunto ao meu Presidente: onde andou a prevenção no último ano? Onde andou o Presidente fiscalizador da atividade legislativa? Onde param os responsáveis pela estratégia florestal do país? Quem assume a responsabilidade política?

Agora a culpa é da pandemia. Mas, nos últimos 20 anos foi de quem?

Depois de 2017, e da tragédia que nos bateu à porta, continuamos exatamente no mesmo ponto. É o deixa crescer. É o deixa arder. É o salve-se quem puder. Cambada! 

Comentários

Mensagens populares