Fotojornalismo e a arte que poucos podem abraçar

               Mercado de venda de camelos, Nouakchott, Mauritânia. Foto: Adrian Guerin.

O fotojornalismo é, a par do jornalismo, uma arte, uma profissão, uma paixão, pela qual se tem talento ou não tem. 

Mais do que uma profissão, fotografar nasce cá de dentro, fazê-lo com mestria e dedicação, não está ao nível de qualquer um. 

Hoje, qualquer cidadão, com um bom telemóvel e uma boa máquina fotográfica, faz fotografias geniais, maravilhosas, que, nas redes, se tornam sucessos virais. 

A tecnologia veio apurar o gosto pela fotografia a muitos cidadãos. E ainda bem, porque isso também trouxe mais reconhecimento a uma profissão que merece, e muito, ser acarinhada. 

Eu, por razões óbvias, sempre estive perto dela. Tive o privilégio de trabalhar com os melhores fotojornalistas deste país e de conhecer outros tantos talentos internacionais, sobretudo da Reuters e da AFP. 

Tenho por eles, além de um carinho e respeito enormes, um orgulho. Sem eles o trabalho do jornalista sairá sempre mais pobre. 

Com eles, podemos ir ao fim do mundo, contar a história mais desinteressante, que acaba sempre por correr bem. 

É por isso que, nos próximos meses, daremos destaque no Platonismo ao Fotojornalismo e aos seus protagonistas. 

O talento deles é inequívoco. A minha escolha será sempre parcial porque irei partilhar convosco grandes trabalhos de grandes profissionais. Os meus preferidos. Portugueses e estrangeiros. Aqui, não conta a nacionalidade. Aqui conta o suor por detrás de grandes fotos. Aqui também se contam estórias e histórias que marcam o país e o mundo. 

Sem eles, o mundo seria, decerto, menos livre. 

Começamos por uma fotografia genial de Adrian Guerin, um dos vencedores de 2020 da competição internacional de fotografia Sony World Photography Awards. O Adrien prefere fotografar comunidades locais em todo o mundo, de se envolver com elas, e, com isso, tem conseguido fotos estrondosas.

A foto foi tirada em junho de 2019, num mercado de venda de camelos, em Nouakchott, na Mauritânia. 

Se quiserem conhecer melhor o trabalho do Adrian, acedam aqui.

Nota: daremos como título futuro às fotos que iremos partilhar o seguinte: 'Foto do dia'. 

Comentários

Mensagens populares