"Todos nós moramos na rua" eleito filme da edição 2020 do Festival Político

A edição de 2020 do Festival Político colocou o Ambiente no centro do debate, deu foco ao Brasil, levou 1500 espetadores ao Cinema São Jorge e distinguiu o realizador brasileiro Marcus Antonius Melo.
 

A quarta edição ficou marcada por quatro dias de encontro, pensamento e discussão com epicentro firmado nas questões do ambiente, dos direitos humanos e cidadania.
 
O Cinema São Jorge acolheu debates, sessões de cinema, espectáculos de música e humor, performances e exposições.
 
O evento que marcou o arranque da programação Lisboa na Rua - e também um novo ciclo de eventos na capital pós-confinamento com o cumprimento das regras da DGS - conseguiu registar 1500 espetadores, com muitas das sessões propostas esgotadas.
 
Os espetadores foram chamados a escolher o melhor filme do Festival Política, de um lote de 14 filmes, que partiam de geografias tão díspares como Portugal, Brasil, Argentina ou Ilhas Salomão.
 
 "Todos nós moramos na rua" 
 
Este ano, o Prémio Festival Política de Filme do Ano distingue assim o filme 'Todos nós moramos na rua', do cineasta brasileiro Marcus Antonius Melo.
 
Este é um documentário sobre pessoas sem abrigo do centro da cidade de Fortaleza, no Brasil.
O filme desacelera das turbulências diárias para ouvir os moradores, saber quem são, de onde vêm, o que pensam, refletindo sobre suas experiências, desejos, conflitos e leituras da situação de rua. Num trajeto que parte do poema “Estouro Brasil” de Wagner Gonçalves (ex-sem abrigo e educador social), o realizador Marcus Antonius Melo constrói-se uma narrativa a partir de entrevistas com três moradores de rua, três perfis que quebram uma visão hegemónica da sociedade para com a sua situação.
Esse exercício de diálogo pretende levar a entender e conhecer melhor essas pessoas, sem a pretensão de dar conta de toda experiência plural, diversa e crítica vivida por milhares de moradores em situação de rua do Brasil.
 
Formado pela Universidade Federal do Ceará - Brasil, mestrando em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico pela Escola Superior de Teatro e Cinema, Marcus Antonius Melo é realizador, guionista e produtor.
 
Pela primeira vez, foram transmitidos três debates/conversas em live streaming, tornando mais acessível toda a experiência do festival. Nas próximas semanas, estes e outros conteúdos, ficarão disponíveis online no site oficial do festival em www.festivalpolitica.pt.
 
Um Festival que quer aproximar as pessoas da política
 
Desde 2017 que o festival tem como principal objetivo aproximar as pessoas da política, promovendo uma maior consciência também social, sobretudo nas gerações mais novas.
 
Através das suas habituais atividades tem ainda o intuito de ser uma montra e laboratório para o poder da cidadania. Com direção artístíca de Bárbara Rosa e Rui Oliveira Marques, o Festival Política expandiu-se de Lisboa para as cidades de Braga e Évora. Em 2019, foram cinco mil os participantes nos 10 dias de festival nas três cidades.
 
O Festival Política 2020 segue para Braga nos dias 15, 16 e 17 de outubro, onde terá lugar no Centro de Juventude.

Comentários

Mensagens populares