Jornalismo: é preciso dizer basta!

É preciso uma peça jornalística, credível - fazendo o contraditório -, na TVI, para obrigar a Comissão da Carteira Profissional de Jornalistas a investigar o grupo 'Jornalistas pela Verdade', criado nas redes sociais, por gente que se autointitula de jornalista e não o é.

Basta perder 2 minutos naquele antro para qualquer um perceber a banha da cobra que aquilo é. Nunca me pronunciei até hoje porque achava que era uma perda de tempo. Mas é hora de dizer basta! É hora de punir todos aqueles que se intitulam jornalistas e prejudicam uma profissão e uma classe que merece dignidade. Que muito suou para a honrar. Como em todas as outras profissões, há bons e maus profissionais. Mas não me venham dizer que o jornalismo é "isto e aquilo". Sou a primeira a assumir os meus erros. Diários. Mas não posso mais pactuar com este linchamento público sobre o que faço, para o qual trabalhei anos e anos, em que suei e continuo a suar para dar aos leitores informação séria! Não posso pactuar com criminosos à solta, sob capas de anonimato, quando os meus pais investiram cinco anos na minha aprendizagem académica, sabe Deus com que dificuldades. Não posso permitir que esta gente denigra mais a seriedade da maioria.

É hora de exigir respeito! Ou as sociedades escolhem de uma vez por todas que informação querem consumir ou optam por se informarem em redes sociais, grupos de cidadãos que veiculam informações falsas e páginas que reproduzem mentiras diariamente como se fossem verdade.

A desinformação é o veneno desta barricada. Mas cabe a cada cidadão escolher o que quer consumir. Avaliar e separar o trigo do joio. Não podemos ser apenas nós, jornalistas, sempre os maus da fita. Somo-lo quando erramos. E temos de ser os primeiros a reconhecer o erro e evitá-lo a seguir. Mas estou cansada de tamanha impunidade à solta a manchar um grupo de profissionais que, sei, a maioria são escorreitos e dignos da profissão que exercem. Foto: DR/DN

Comentários

Mensagens populares