O mau Jornalismo também é uma pandemia (incurável)


Declaração de interesses: sou jornalista há 16 anos. Defenderei sempre os meus, quando a razão estiver do lado deles. Mas serei a primeira a dizer-lhes também onde falham.

Talvez por isso, ao longo destes anos todos, me tenha tornado aquilo a que chamo "anti-classe". Porque nunca aceitei integrar clãs para silenciar os nossos erros.

Tenho assistido nesta campanha eleitoral a erros mais do que grosseiros. A posturas que são tudo menos profissionais. Posicionamentos centrados no ódio a um candidato. Falo de André Ventura. A opinião pública em torno do candidato do Chega é uma coisa. O discurso eleitoralista dos restantes candidatos outra. E a opinião dos comentadores em toda a imprensa outra ainda.

O que não posso admitir, enquanto jornalista, primeiro, e cidadã, depois, é que, em jornais de prime time, pivots, com experiência e responsabilidade, façam comentários gratuitos e de ataques cerrados a um candidato, quando não o fazem com mais nenhum.

José Alberto Carvalho fez hoje o contraditório inqualificável sobre acusações políticas de Ventura aos outros candidatos, que, ainda estou a tentar perceber, a troco de quê.

Mas desde quando um jornalista defende candidatos de acusações dos seus adversários? Isto é de tal modo grave que, silenciosamente, vai passando, sem que haja uma punição do regulador a este tipo de posturas. Isto não é um erro, que seria desculpável. Isto é uma posição consciente dirigida a milhões de pessoas. Não é este o nosso papel. Nunca será! 

Enquanto jornalista, não é, nunca foi nem será este o papel de um jornalista. No dia que o for, entrego a minha carteira profissional.

Por fim, enquanto cidadã, dizer a todos os jornalistas deste país, que não lhes reconheço o direito de pensarem nem decidirem por mim.

Façam o seu trabalho, de forma séria e honesta, e deixem para os comentadores e para os portugueses, os julgamentos.

Ventura representa tudo o que está à vista. Isto não é nem nunca seria uma defesa do que representa. Este post é apenas um grito contra o péssimo jornalismo que se está a fazer nestas eleições.

P. S. Se não viram, recuem no Jornal das 8, da TVI, desta terça feira, e analisem o final da peça sobre o dia de campanha de André Ventura. Só assim perceberão este post. 

Comentários

Mensagens populares