Portugalidade: Alcoutim, o paraíso da raia do sul

A paisagem povoa-se de oliveiras e azinheiras. Aconchegado nesta vegetação meridional corre o Guadiana, uma fronteira natural entre Portugal e Espanha. Um rio que, outrora, viu muitos algarvios perecer, vítimas do contrabando. 

Em Alcoutim, os dias correm plácidos, longe do bulício do litoral e das praias à pinha de gente nos meses de verão. A ruralidade é um 'orgulho natural e assumido', que convida o turista a apreciar o território e a saborear o melhor da gastronomia raiana. 

Aqui imperam os pratos do rio, os cozidos e as migas. Esta é uma viagem ao outro Algarve, 'natural', como por aqui lhe chamam.  

Posição estratégica da raia

A fundação e estabelecimento da vila de Alcoutim estão associados ao facto de se situar no local até onde se fazem sentir as marés do rio Guadiana, o que obrigava os barcos, que faziam o tráfego dos metais e de outros produtos da região, a aguardar durante horas pelas condições propícias para a descida do rio. 

Posteriormente, a sua posição estratégica, de fronteira com o vizinho Reino de Castela, exigiu necessariamente a construção de estruturas de apoio e defesa, das quais permanecem alguns vestígios.

Alcoutim, apesar de ter perdido as muralhas que durante séculos a defenderam, mantém nas suas ruas estreitas e íngremes, a atmosfera tranquila de uma vila algarvia serrana.

Um passeio de alguns minutos leva à descoberta de casas centenárias e da Igreja da Misericórdia. Para terminar importa descer até à beira-rio, marcada pela sóbria ermida de Santo António e pela antiga Casa dos Condes de Alcoutim. 

Nas escadinhas da travessa das Portas do Rio, abrem-se as muralhas do castelo da vila. Miradouro onde temos uma vista soberba sobre o rio e a povoação vizinha de Saluncar de Guadiana, na outra margem do curso de água. Uma atração local que recorda séculos de proteção da fronteira, controlo do tráfego fluvial e o relacionamento ibérico entre Portugal e Espanha. 

Descendo à zona ribeirinha encontramos estórias de outros tempos em forma de homenagem. Vidas que lutavam pela sobrevivência, hoje recordadas na estátua dedicada ao Guarda Fiscal, erguida no Miradouro do Quiosque. 

Alcoutim era sede de seção e aqui havia um posto central, sendo que ao longo do rio ainda é possível ver outros postos de controlo, muitos degradados.  

No tempo da Guerra Civil de Espanha (1936-1939) e no início da segunda metade do século XX, em Alcoutim, os contrabandistas eram, juntamente com os refugiados da Guerra, os principais alvos a abater. 

Em honra deste passado bem vivo na região, ergue-se, no Cais Velho, outra estátua. Recorda os contrabandistas, evocando aqueles que na vila raiana se dedicaram à atividade ilegal como forma de combater as dificuldades económicas da época. Contrabando este que se fazia por toda a margem do rio, onde terminavam os caminhos dos almocreves serranos espalhados por várias aldeias e montes. Cereais, café, figos e gado eram os produtos pela qual se arriscava a vida. 

O pescador é também celebrado na vila com uma estátua em sua homenagem, na capela de Santo António, e que honra a atividade que, durante séculos, deu o sustento à população.

Aventura radical entre Espanha e Portugal 

O turismo tem sido, nos últimos anos, uma aposta do município para mostrar ao país e ao Mundo os encantos deste Algarve natural. E para quem chega a Alcoutim pela primeira vez, ofertas não faltam.

Uma delas é oferecida pela empresa Limite Zero e que une há mais de um ano Portugal e Espanha literalmente por um cabo de aço. 

Na minha estreia, em 2014, e a sobrevoar o Guadiana, de Saluncar para Alcoutim. 
Todos os que quiserem aventurar-se podem usufruir do primeiro slide transfronteiriço a nascer entre o Algarve e a Andaluzia. Um desporto que chegou à localidade pela mão do inglês David Jarman, que aqui se radicou em 2007. 

Os percursos pedestres e de BTT são outras opções para os menos radicais, sendo que, por todo o concelho, há dezenas deles, à beira do Guadiana ou pelo interior do território. Há ainda os tradicionais passeios no rio, promovidos pela Fun River, empresa de animação turística local. Há vários percursos possíveis (até ao Pomarão, Mértola, Vila Real de Santo António e Ribeira de Odeleite). 

De recordar também o Festival do Contrabando, promovido pela autarquia local, que tem como objetivo celebrar as gentes locais e evocar tempos antigos, e as inúmeras as atividades praticadas e desenvolvidas neste cenário de fronteira natural entre Portugal e Espanha.

Praia Fluvial do Pego Fundo

Local de recreio e lazer por excelência, a Praia Fluvial do Pego Fundo, em Alcoutim, é atualmente um dos maiores atrativos turísticos do concelho.

Situada na ribeira de Cadavais, já próximo da foz com o rio Guadiana e a 500 metros do centro da vila de Alcoutim, é uma praia de areia dourada bastante bem equipada com um vasto leque de infraestruturas e serviços. 

Para além do apoio de praia, com bar, sanitário, duches, parqueamento automóvel e acessos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, a praia dispõe de um parque de merendas, com cobertura e mesas de madeira, um circuito de manutenção geriátrico, campo de voleibol e uma área para atividades lúdicas e desportivas.

É uma praia vigiada durante toda a época balnear, estando também equipada com um posto de primeiros socorros. A água que abastece a praia é proveniente da albufeira de Alcoutim, sendo renovada diariamente e atingindo, durante a época estival, temperaturas na ordem dos 28 ºC.

No ano 2003 foi a única praia fluvial do país a receber o galardão Bandeira Azul, ostentando igualmente, desde 2005, a bandeira que a qualifica como Praia Acessível.

O recinto envolvente à praia é palco de várias atividades culturais, lúdicas, ambientais e desportivas, sendo de destacar a realização da Feira de Artesanato e Etnografia de Alcoutim, que se realiza no mês de junho.

Com uma excelente localização, junto à zona de expansão urbana e bastante próximo das unidades hoteleiras existentes, este espaço, abraçado pela natureza, assume contornos paradisíacos, sendo, sem dúvida, uma excelente escolha para passar memoráveis momentos de lazer e convívio. 

Gastronomia 

Num território rural como Alcoutim, a gastronomia pode e deve ser um fator de atratividade. E para quem visita a região boa mesa é o que não falta, com opções de sabores do rio ou serranos. 

Pratos de caça (à base de coelho, lebres, perdiz e javali) passando pelas migas, as sopas de pão, a galinha de cabidela ou os cozidos de grão, e terminando nos sabores do rio com as enguias fritas, as caldeiradas ou a lampreia, opções não faltam aos turistas. Conheça a lista de restaurantes locais aqui

Na hora de deixarmos Alcoutim, o calor de um outono atípico persiste, a paisagem continua a tentar convencer-nos a não partir e, do outro lado do Guadiana, avistam-se turistas a desembarcar em Saluncar que nos acenam, numa espécie de adeus prolongado e ao que não se quer retribuir.

BI – Alcoutim

População: 2917 habitantes

Área: 575.00 km2

Presidente: Osvaldo Gonçalves

Freguesias: 4

Contactos:

Email: geral@cm-alcoutim.pt

Site: www.cm-alcoutim.pt

Telefone: 281 546 363

Fontes:

Câmara de Alcoutim

Crédito das Fotos: Ana Clara, Limite Zero e Câmara de Alcoutim

Comentários

Mensagens populares