Portugalidade: Ferreira do Alentejo, a alma de um Alentejo só nosso

No Baixo Alentejo, há locais ainda por descobrir. Ferreira do Alentejo é um deles. Situado no distrito de Beja, o concelho tem pouco mais de 8 mil habitantes. Mas aqui, longe das grandes metrópoles, há muito património e riqueza natural para descobrir. 

Dotado de solos ricos e de uma estrutura fundiária economicamente competitiva, o concelho de Ferreira do Alentejo tem uma área de regadio superior a 26.000 hectares (aproximadamente 50% da superfície agrícola utilizada - 54.082 hectares) e assume uma posição central no projeto agrícola de Alqueva.

Mas quem por aqui passar tem muito por descobrir. As origens da ocupação humana no território deste concelho alentejano remontam ao final do Neolítico, como atesta o espólio arqueológico abundantemente encontrado ao logo das margens da ribeira de Vale d´ouro e no povoado do Porto Torrão.

O concelho foi doado em 1233 à Ordem de Santiago da Espada que construiu, na zona mais alta e estratégica de Ferreira, um imponente castelo. Porém, em 1838, por deliberação da Junta de Paróquia, o castelo, já arruinado, foi demolido e, no seu lugar, construiu-se o cemitério público.

Dependente, espiritualmente, do bispado de Évora, só em época mais tardia se definiu a circunscrição administrativa autónoma pelo floral da Leitura Nova, concedido em Lisboa a 5 de Março de 1516 por D. Manuel I.

O topónimo da vila está intimamente ligado a uma tradição popular, a lenda da cidade de Singa, que afirma que por volta do século V uma valorosa mulher, esposa de um ferreiro, defendeu o povoado dos invasores bárbaros.

Siga-nos nesta visita guiada ao concelho. Escolhemos alguns bons motivos que, quando tudo isto - pandemia - acabar, merecem seguramente uma visita. 

Museu do Vinho e do Cante

Comecemos pelo património e pela sua cultura, com raízes profundas alentejanas. A Casa do Vinho e do Cante, ocupa o espaço de uma das tabernas mais icónicas de Ferreira do Alentejo (taberna do Zé Lelito) e pretende preservar e valorizar a memórias das antigas tabernas alentejanas, o vinho de talha e o cante alentejano.

Museu Municipal

O Museu Municipal foi inaugurado a 22 de outubro de 2004 e ocupa a grande maioria da Casa Agrícola Jorge Ribeiro de Sousa, edifício com características arquitetónicas da segunda metade do século XIX e é imóvel de interesse municipal. Esta é a casa mãe onde se faz uma apresentação da evolução das comunidades humanas que ocuparam este território desde o 4.º milénio até ao século XIX.

Estação Arqueológica do Monte da Chaminé 

A Estação Arqueológica do Monte da Chaminé é um dos pólos do Museu Municipal de Ferreira do Alentejo. Esta villa Romana de cariz agrícola teve ocupação entre os séc. I e VI d.C. As escavações arqueológica revelaram já um lagar de azeite, uma cave e parte da casa principal, entre outras estruturas.

Espaços naturais

Quem visita o concelho, tem várias opções. Começamos pela barragem de Odivelas. Construída sobre o leito da ribeira de Odivelas, e situada perto da aldeia com o mesmo nome, a barragem de Odivelas é uma das maiores barragens do Baixo Alentejo.

Com cerca de 5 km no seu maior comprimento, 3 km na sua maior largura, e uma área inundada com cerca de 970 ha, a albufeira de Odivelas é um importante ponto de concentração de diferentes aves aquáticas. Aqui pode-se pescar o achigã, praticar desportos náuticos ou simplesmente repousar e saborear uma refeição ligeira no parque de merendas da zona de lazer.

Outra atração, imperdível, é a Lagos dos Patos, localizada no limite dos concelhos de Ferreira do Alentejo e Alvito. Aqui podem ser vistas as maiores concentrações de patos de todo o Baixo Alentejo. A lagoa dos Patos destaca-se pelas concentrações de anatídeos e também de garças e outras pernaltas, como colhereiros e flamingos. Por vezes observam-se aqui grandes concentrações de corvos-marinhos-de-faces-brancas, o maçarico-das-rochas e o pernilongo.

Situado bem próximo da localidade de Ferreira do Alentejo, o Parque de Lazer da Fonte Nova é um espaço verde, com parque de merendas, que possui dois circuitos de manutenção com equipamentos adequados à prática desportiva pedestre. Uma opção de excelência para quem opta por um passeio pela região e um bom ponto de paragem em permanente contacto com a natureza. 

Quintas agrícolas

Falar do Alentejo, em geral, seja alto ou baixo, é falar de empreendedorismo agrícola. No concelho de Ferreira, isso não é exceção. Deixamos duas sugestões de visita a duas quintas sobejamente conhecidas.

A Herdade Vale da Rosa, principal produtor de Uvas de Mesa do país, tem vários programas de visitas, que inclui passeio de trator pelas vinhas e visita guiada às instalações. A outra com sugestão de visita à Herdade do Marmelo da marca Oliveira da Serra, acompanhadas por um guia, e que permitem conhecer todo o processo produtivo associado à produção de azeite. No final de cada visita há uma degustação. Na Herdade tem ainda a possibilidade de adquirir o azeite Oliveira da Serra.

Cante alentejano, tradição intemporal

Património Mundial da Humanidade, falar de Ferreira do Alentejo e não falar de cante é como ir ao Algarve e não ir à praia. Ferreira tem 12 grupos corais no ativo. Aqui, tal como Giacometti nos visitou em 1968, pela primeira vez, ainda se canta a despique, ao ladrão e enquadrado em grupo coral. Os grupos mais emblemáticos e históricos do concelho são o Alma Alentejana de Peroguarda, Os Trabalhadores da Casa do Povo e os Rurais de Figueira dos Cavaleiros.

De entre as modas mais conhecidas e emblemáticas, destaca-se “O menino”, cantado sobretudo em Peroguarda e uma das modas preferidas de Giacometti que escolheu a pequena aldeia como sua última morada.

Artesanato

O património histórico e cultural do concelho de Ferreira do Alentejo integra um conjunto de bens, materiais e imateriais, que são fundamentais para a compreensão da evolução da comunidade, para a transmissão da sua memória e da sua identidade pelo que importa identificá-los, estudá-los, preservá-los e divulgá-los.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Ferreira, através do seu Museu Municipal e a bem da preservação da memória coletiva, numa aceção que abranja todas as formas de organização e de representação do concelho, tem vindo a investir no inventário, estudo, promoção, divulgação e salvaguarda do seu Património Cultural. O ferro forjado, as cestas de esteira e as mobílias alentejanas são o património que saltam à vista quando falamos de artesanato e pode ser contemplado em vários espaços museológicos do concelho. 

Rotas

O município de Ferreira do Alentejo promove, em parceria com várias entidades, rotas turísticas temáticas em Ferreira do Alentejo, com o objetivo de promover o concelho, damos-lhe a conhecer as três mais importantes:

- Rota da Uva sem Grainha: venha de comboio desfrutar de um dia de cultura e natureza, num circuito guiado em autocarro e pedonal, na Vila de Ferreira do Alentejo e na Herdade Vale da Rosa. De realização anual, de terça-feira a sábado, durante o período de campanha, o programa é enriquecido com a prova da uva sem grainha, almoço e lanche de produtos regionais e cante alentejano.

- Rota do Azeite e do Vinho alentejanos: também de comboio é possível chegar a Ferreira e desfrutar de um dia de cultura e natureza, num circuito guiado em autocarro e pedonal, da vila ao Lagar de Azeite Alentejano Oliveira da Serra e à Herdade do Pinheiro. De realização anual, de terça-feira a sábado, de outubro a fevereiro, delicie-se com a prova de azeite, visita às vinhas, prova de vinhos, almoço, lanche de produtos regionais e cante alentejano.

- Rota da Estrada Nacional 2: é cada vez maior o número de pessoas que percorre a rota da Estrada Nacional 2, seja de bicicleta, de moto, de autocarro ou de automóvel. A Estrada nacional 2, com 738km de extensão, que liga Chaves a Faro, é uma das mais extensas do mundo, e a maior da Europa. Atravessa 35 municípios, de norte a sul do país, e é um excelente cartão de visita daquilo que o interior do país tem para oferecer. No concelho de Ferreira do Alentejo, a rota da Estrada Nacional 2 atravessa as localidades de Ferreira do Alentejo e Odivelas.

A gastronomia

E claro que não podia faltar a excelente gastronomia alentejana também em Ferreira, onde se pratica a boa e típica cozinha local, desde os enchidos, açorda de alho, o ensopado de enguias do Sado, a carne de porco à alentejana, a açorda de beldroegas, a açorda de carrasquinhas, as famosas migas e o gaspacho. Na doçaria, imperam os famosos bolos de amêndoa e chila. 

Em vários locais pode também adquirir vários produtos locais, desde o queijo, ao vinho, mel, frutos secos e azeite, produtos com selo de qualidade e de produção alentejana.

Mais informações sobre o concelho de Ferreira do Alentejo, aqui. Descubra Ferreira e tanto mais que os alentejanos têm para oferecer. 

_____________________________________________

BI – Ferreira do Alentejo

População: 8255 habitantes

Área: 648.00 km2

Presidente: Luís António Pita Ameixa

Freguesias: 4

Contactos:

Email: geral@cm-ferreira-alentejo.pt

Site: http://www.ferreiradoalentejo.pt

Telefone:  284 738 700

Fontes: Câmara de Ferreira do Alentejo.

Crédito das Fotos: Câmara de Ferreira do Alentejo, Herdade Vale da Rosa. 

Comentários

Mensagens populares