Portugalidade: Tavira, genuína, autêntica e inspiradora

Empoleirada na Ria Formosa, com tesouros como as vilas piscatórias de Cabanas e Santa Luzia, as praias e a gastronomia mediterrânica - aclamada mundialmente -, Tavira dispensa apresentações. Todos a conhecemos. Espera, pacientemente, pelo regresso do turismo, mas sobretudo pelo regresso dos portugueses, que todos os anos rumam ao sul nos meses de verão. 

Tavira convida a um passeio genuíno e inspirador, em qualquer altura do ano. 

De uma beleza natural e cultural inigualáveis, este concelho não deixa ninguém indiferente. 

Uma harmoniosa composição de igrejas, conventos, palácios e um rio sereno que corre num cenário de portas de reixa e telhados de quatro-águas em paredes brancas de luz límpida apela aos sentidos.

Esta terra do sotavento algarvio orgulha-se de manter viva a história local, valorizar a identidade e salvaguardar o património monumental. É detentora de um dos mais interessantes conjuntos de arquitetura religiosa do Algarve.

O cruzamento perfeito entre o passado histórico e a contemporaneidade que proporciona uma visita pelas ruas estreitas da vila-a-dentro, um passeio junto à Ria Formosa nas vilas piscatórias de Cabanas e Santa Luzia, assim como a apreciar os montes da zona serrana e as especificidades das aldeias.

Tavira é uma cidade aprazível, com sol quase todo o ano. A passagem por cá não fica completa sem uma ida a uma das praias de areias finas, águas cálidas e transparentes.

Os amantes da natureza podem, ainda, desfrutar de um momento de paz e contemplação, através do birdwatching.

A riqueza e variedade gastronómica é outro dos cartões-de-visita. A frescura dos ingredientes, a preservação das tradições e a mestria dos chefs e cozinheiros tornam cada prato uma experiência única que fomenta o convívio.

Um estilo de vida que se coaduna com o reconhecimento de Tavira (2013) como Comunidade Representativa da Dieta Mediterrânica enquanto Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

O concelho tavirense vive história, cultura, tradição e contemporaneidade. É o local ideal para relaxar e desfrutar, em qualquer estação do ano, o melhor que a vida tem para oferecer.

Num ano de esperança, fica o convite, para visitar uma das cidades mais bonitas do Algarve e do país. 

Saiba mais sobre Tavira aqui

Nota: Platonismo Político agradece à Câmara de Tavira pelo contributo e disponibilidade para este projeto 'Portugalidade', que iremos desenvolver ao longo deste ano. 

________________________________________________________

BI – Tavira 

População: 26167 habitantes

Área: 607.00 km2

Presidente: Ana Paula Martins

Freguesias: 6

Contactos:

Email: camara@cm-tavira.pt

Site: www.cm-tavira.pt

Telefone: 281 320 500

Fontes:

Câmara de Tavira

Crédito das Fotos: Filipe Varela e Câmara de Tavira 

Comentários

Mensagens populares