Guterres: "o Mundo não tem de ser assim"
Com a participação de António Guterres, 'O Mundo Não Tem de Ser Assim' oferece o mais completo retrato do percurso político e humanitário do secretário-geral das Nações Unidas.
Baseada em mais de 120 entrevistas - a antigos chefes de Estado e de Governo, altos funcionários da ONU e amigos íntimos do ex-primeiro- ministro português - esta biografia conta a história de António Guterres desde o despertar da sua consciência política até ao seu trabalho sobre as questões mais prementes do século XXI, como os direitos das minorias e os fenómenos migratórios, o terrorismo globalizado e o diálogo inter-religioso, ou a própria reforma das Nações Unidas.
Revelando episódios e documentos inéditos, esta obra dá ainda a conhecer as manobras de bastidores que tentaram sabotar a candidatura portuguesa ao posto de secretário-geral da ONU e a relação de António Guterres com as duas grandes potências mundiais, Estados Unidos da América e China.
Dividida em quatro partes - que cobrem, respetivamente, o início da sua carreira política, os mandatos como primeiro-ministro, a missão à frente do Alto Comissariado para os Refugiados e a eleição para secretário- geral das Nações Unidas - este livro apresenta a visão de António Guterres sobre o mundo, produto do seu contacto com os líderes mundiais e as populações mais vulneráveis.
É um livro que fazia falta, porque falamos, a meu ver, de um dos Humanistas maiores da política portuguesa e internacional dos últimos 20 anos.
Comentários