Liga dos Campeões: uma vergonha a céu aberto


Um País que se presta, previsivelmente, às cenas que todos temos visto no Porto, é um País irresponsável.

E, sem rodeios, tem um responsável: António Costa. O primeiro-ministro podia e devia ter dito 'Não' à final da Champions nestes termos.

Ao mesmo tempo que o País ainda está sob regras sanitárias e que tem uma espada na cabeça em relação a todos os seus movimentos e liberdades, o seu Governo permite estas tristes cenas a cidadãos (para não dizer animais) estrangeiros.

Tudo em clara violação da lei. Não se pode criar celeumas para não incomodar os senhores da UEFA. Não se pode 'malhar' nos meninos porque isso é atentar contra a economia. Bardamerda para um Governo que se verga aos poderes europeus e mostra a sua mais reles pequenez. 

Tive vergonha do meu país quando aconteceram os festejos do Sporting. Continuo a ter vergonha maior ainda com tudo o que, por estes dias, se passa na Invicta.

Mas não só. Vejo em Lisboa festas ilegais, vejo diariamente gente e mais gente a baixar a guarda. Vejo que o ser humano não aprendeu nada com o sofrimento que já leva quase ano e meio.

Estamos num momento decisivo do combate a um vírus que devastou milhões de famílias em todo o mundo. É talvez o momento mais importante, porque agora, os avanços dependem (ainda mais) de nós.

A vacina é uma esperança mas não é (ainda) garantia de nada. Absolutamente nada. Quem não entender isto, não percebeu nada do que nos aconteceu. E eu, tenho muita vergonha disto tudo. Muita vergonha! 

Comentários

Mensagens populares