Não havia necessidade

Sou, desde a primeira hora, uma defensora de Gouveia e Melo. Ser-lhe-ei eternamente grata por tudo quanto tem feito por este País. Representa aquilo que defendo desde sempre: disciplina, organização, sentido de responsabilidade, ética, respeito, liberdade. Contudo, não posso concordar com uma frase que me tem incomodado, sobremaneira, nos últimos dias: "a afluência dos mais novos é uma lição de civismo". Não, senhor Vice-almirante, não é. Porque a sê-lo, seria de todos. Dos mais novos, dos mais velhos, dos de meia idade, dos jovens. Sei lá. Aborrece-me os estigmatismos etários. Sempre me incomodaram. É por isso que discordo totalmente deste discurso, que sei, tenciona captar a adesão dos mais novos para se vacinarem. Mas, para isso, há muitas formas de dar a volta ao texto. Mas, para mim, fazê-lo apenas assim, de forma gratuita, ofende-me. A mim, que cumpro escrupulosamente desde o início. Aos nossos idosos, que foram realmente os primeiros heróis deste tempo novo do qual nos queremos libertar. Aos meus pais, aos irmãos, aos amigos, aos desconhecidos. A todos. O fim da cadeia é só mais um passo. Importante. Mas não é decisivo. Decisiva é o objetivo. O seu cumprimento. Sei que está cansado. Exausto. Por todos nós. E anseia sair o quanto antes. E merece-o. Merece-o como ninguém. Não posso é permitir que agora, na praia, morra por cansaço. E já agora, não precisa também de se pôr em sentido quando o Presidente (num gesto de pura arte política) lhe pede permissão para uma selfie. É ele que manda em si, na verdadeira acepção da palavra. E não o contrário. Quero crer que tudo isto não passa de um cansaço extremo a dar de si. Mas não seria honesta comigo mesma se não partilhasse este sentimento que, nas últimas semanas, me tem provocado. Nada disto apaga tudo o que tem feito. Nada. Mas podia não carregar estas faixas que outros lhe obrigam a colocar. Se há alguém neste País que não precisa do baile político é o sr. Vice-almirante. Coragem! Se o destino for nosso amigo, já falta pouco!

Comentários

Mensagens populares