Portugalidade: à descoberta dos Passadiços do Alvor e ao 'sabor da maré'





Texto e Fotos: Ana Clara 

Há anos que lhe conheço os cantos e as dunas. Ainda era o tempo de terra batida, no meio do areal e dos sapais, e eu já lhe sentia a alma, naqueles meses em que o verão traz sol abrasador e só a banhos é possível suportar o calor. 

Os passadiços do Alvor, com 6 km de extensão, ligam a Praia dos Três Irmãos à Ria de Alvor, um dos recantos cada vez mais favoritos para muitos turistas que visitam o barlavento.

Inaugurados em 2016, oferecem um duplo deleite entre o estuário da ria e o cordão dunar, com vários acessos às praias desde os passadiços de madeira, considerados por enquanto, os maiores do Algarve.

Aqui há uma vasta fauna por descobrir mas também os sempre presentes e dispersos mariscadores na apanha do melhor que se serve às mesas por estes dias.

Este é um espaço que já não precisa de cartão de visita. Sobejamente conhecido pelos amantes da natureza e das caminhadas, é uma excelente alternativa para os locais e turistas.

O nome escolhido para identificar esta extensão de estrado de madeira denuncia logo onde estamos e onde circundamos. 'Ao sabor da maré', assim se designa o espaço que recebe as quatro ribeiras que nascem nas serras de Monchique e de Espinhaco de Cão e desaguam na ria.


Recorde-se ainda que a Ria de Alvor está incluída na Convenção de Ramsar (Convenção Internacional sobre Zonas Húmidas) e a sua designação como Sítio de Importância Internacional, ao abrigo da Diretiva Habitats, é o reconhecimento da importância dos valores naturais deste espaço que respira entre a Serra e o Mar.

Se passarem pelo Alvor, já sabem, não deixem de explorar o melhor que a Ria tem! Vale muito!



Comentários

Mensagens populares