Impressões das legislativas 2022: momentos de campanha - Cotrim Figueiredo

João Cotrim Figueiredo - Iniciativa Liberal tem sido, para mim, o líder partidário mais assertivo nesta campanha eleitoral. Determinado nas ideias, liberal assumido, defende e argumenta como ninguém, as bandeiras que inscreveu no seu programa eleitoral. Mostrou isso mesmo na ronda de debates das últimas semanas. Foi o melhor, o mais bem preparado e o que, de longe, não quis ir pelo caminho fácil: o do clássico soundbite. Assume posições firmes (concordemos ou não), rebate os adversários sem medos, com educação, e deixa os opositores a gaguejar muitas vezes. Chegou ao ponto de ajudar o secretário-geral do PS quando este se enganou, no debate entre ambos, sobre as próprias propostas de Costa no que toca aos escalões do IRS. 

Cotrim Figueiredo não é um outsider (o seu percurso na política e profissional assim o demonstram), mas lidera um partido que ainda tem muito que caminhar, que não tem dirigentes (re) conhecidos na opinião pública. À semelhança de Ventura e Rui Tavares, por exemplo, e em circunstâncias diferentes, o partido confunde-se com ele mesmo. E esse é um dos problemas de crescimento que ainda terá por muito tempo. Exceção feita a Tiago Mayan, nas últimas presidenciais, que teve o seu brilho momentâneo. 

Estas eleições, achamos nós, vão correr-lhe bem, porque a alternativa do centro e da direita democrática é escassa e muito pobre. Aposta no eleitorado urbano, jovem e instruído. Sabe que é aí que o liberalismo ganha pontos. E esse eleitorado olha para a Iniciativa Liberal com credibilidade. Ou por essa via, ou porque acredita nas propostas. Irá eleger deputados. Com justiça e porque tem feito para isso. Mas não tem sido totalmente claro sobre o que fará se o PSD lhe pedir a mão e os seus votos, caso aconteça um cenário de governo com suporte parlamentar à direita. Pelo menos para mim. Talvez ainda consiga ser mais concreto no que resta desta campanha. 

Uma coisa é certa, a IL trouxe uma lufada de ar fresco ao espectro político nacional. E isso é bom. Mas um dia, Cotrim sairá. E, se as dores de crescimento não valerem a pena e não lançarem mais rostos, temo muito que a IL se esfume, ao mesmo ritmo como que nasceu. E será uma pena. Veremos. 


Nota: até dia 28 analisaremos alguns protagonistas destas legislativas. Momentos e análises à luz do Platonismo Político e que nos ajudarão, aqui na casa, também a refletir até dia 30 sobre o País que nos propõem, os caminhos que nos querem dar. Cada dia conta e a política nunca morre. Renova-se todos os dias. 

Texto: Ana Clara

Fotos: Iniciativa Liberal 

Comentários

Mensagens populares