Impressões das legislativas 2022: momentos de campanha - Jerónimo de Sousa

Jerónimo de Sousa perde, à partida, nestas legislativas pela intervenção cirúrgica que o obrigou a sair de cena. A saúde em primeiro lugar, é certo, mas se o PCP já não ia em grande posição nesta cena, sem o seu líder, a coisa não melhora. 

João Oliveira e João Ferreira (dois dos putativos sucessores na liderança comunista) têm dado o seu melhor, mas os danos colaterais que se antecipam numa CDU em queda livre nas urnas faz antever uma grande hecatombe eleitoral. 

O antigo parceiro de Costa na Geringonça é um dos que mais tem a espada em cima da sua cabeça. O líder do PS tem dado uma ajuda, insistindo que estamos nesta instabilidade por culpa também do PCP, que chumbou o Orçamento do Estado para 2022. Uma das grandes mossas foi o debate Costa-Jerónimo, em que o atual primeiro-ministro fez questão de impor um tom duro e de crucificação a Jerónimo. 

Aconteça o que acontecer - e o cenário não é bom - Jerónimo fez falta nesta campanha. Primeiro pela elevação com que faz política, e depois porque o partido precisava dele agora, mais do que nunca. O seu regresso está anunciado para 26 de janeiro. Porém, qual D. Sebastião, regressado do meio do nevoeiro, só um milagre poderá dar ao PCP, um resultado bonzinho nestas legislativas. 



A vitalidade de Jerónimo também já não é o que era, por força das naturais circunstâncias da idade. Mas uma coisa é certa, Jerónimo tem sabido liderar a Soeiro Pereira Gomes com sabedoria e honrando a linha partidária de um partido que parece ter estagnado nos princípios do século XX. 
 
Nota: até dia 28 analisaremos alguns protagonistas destas legislativas. Momentos e análises à luz do Platonismo Político e que nos ajudarão, aqui na casa, também a refletir até dia 30 sobre o País que nos propõem, os caminhos que nos querem dar. Cada dia conta e a política nunca morre. Renova-se todos os dias. 

Texto: Ana Clara

Fotos: PCP

#legislativas2022 

Comentários

Mensagens populares