Portugal já tem uma plataforma de combate à desertificação

É um dos maiores flagelos do nosso tempo. A Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, de 2013, dedica grande atenção à temática da Seca, apelando aos países Partes da Convenção que reforcem os seus compromissos de prosseguir políticas eficazes de gestão da seca, de troca de informação e o aumento da mobilização de recursos, incluindo financeiros, para a mitigação dos efeitos da seca.

Foi por isso com muito agrado que recebemos a notícia, a 17 de junho, Dia da Desertificação e da Seca 2022, que o nosso País acaba de lançar uma Plataforma dedicada a combater a desertificação.

Disponível através do endereço www.desertificacao.pt, esta ferramenta tem o objetivo de desenvolver e operacionalizar a infraestrutura de dados de suporte do OND e promover um portal de dados abertos, que concentre a informação obtida no âmbito da atividade do Observatório sem encargos para os utilizadores.

O projeto visa também promover e acompanhar a constituição e funcionamento de painéis de monitorização online (dashboards), para a monitorização dos indicadores relevantes no contexto do OND, além de disponibilizar interligação às bases de dados relevantes de outras entidades.

A par dos planos de gestão eficiente da água e dos recursos hídricos já implementados, esta é mais uma iniciativa que responde à necessidade, cada vez mais urgente, de combater a desertificação, procurando assegurar a neutralidade da degradação dos solos e para mitigar os efeitos da seca.

O aumento da desertificação é um desafio global e Portugal é um dos países mais expostos, atualmente com mais de 50% dos solos são já afetados pela desertificação. É por isso essencial que o País atue e mitigue, o mais possível, os impactos futuros.

Comentários

Mensagens populares