Ficheiros Secretos: um País convocado por um Homem extraordinário


Ficheiros Secretos. Num palco. Quase num monólogo completo, com toda a luz e todas as sombras. O espectáculo que o Luís ainda hoje diz não acreditar como foi possível, não só o foi, como representa um País inteiro, com décadas e histórias dentro. De Francisco Sá Carneiro, a Maria Barroso, Mário Soares e Manuela e Ramalho Eanes. De Natália Correia a Ary dos Santos, Domingos Abrantes e Conceição Matos, passando por Mário Centeno, Simone de Oliveira, Graça Freitas, Amália Rodrigues, Francisco Lucas Pires, Ricardo Ribeiro ou Tony Carreira. E cito apenas alguns. Todos eles ali convocados, relembrados, com a memória que nos obriga a não esquecer que somos todos diferentes, talentosos, humanos errantes, e que, nessa miscelânea, somos todos o mesmo País.


Neste palco, o seu mentor foi também o expoente máximo do seu brilhantismo, porque quando se contam as estórias dos outros, marcadas pela genialidade e pela tragédia, também se conta a nossa própria história. E a tua, Luís, já conhecida de todos, é ela própria um conto, nu e cru, marcado por alegrias mas também por dor, mas que sem esse caminho, não teríamos, seguramente o privilégio de te ter. Tal qual és, com todas as tuas luzes e sombras, porque, como bem sabes, é disso que somos feitos.


Obrigada por esta noite de 23 de Março no Tivoli BBVA, nesta Lisboa sedenta de ti. Não me esquecerei dela. De ti. Nem do que partilhas com o País há anos. Terei sempre o privilégio de teres tocado a minha vida e de a teres preenchido, com tanto amor e nobreza. Um beijinho no lugar de sempre, o teu ♥️


Uma das canções que mais me marcou esta noite e que, magistralmente, enriqueceu os Ficheiros Secretos. 





Fotos: Ana Clara 


Comentários

Mensagens populares