Sobressalto pela esperança: uma luz para um Portugal perdido
Baixos salários, apodrecimento da ética, o centralismo, a degradação do Estado social, a pobreza, a falta de cuidados continuados para os idosos, a mediocridade na educação, a morte do Sistema Nacional de Saúde, a desmotivação dos funcionários públicos, a impotência da Justiça, a crise na habitação ou os maus transportes públicos.
Apresentação do livro Sobressalto pela Esperança, Lisboa, 31 de Outubro de 2023. Foto: Ana Clara |
Estes são apenas alguns dos temas abordados no livro Sobressalto pela Esperança, de Jaime Ramos, médico, antigo deputado e ex-presidente da Câmara de Miranda do Corvo e que lançou nesta vila do distrito de Coimbra, em 1987, uma das fundações mais importantes deste país que apoia os mais desfavorecidos.
Tive a honra de assistir à apresentação da obra a 31 de Outubro em Lisboa e hoje dedico-lhe esta crónica pela coragem de pôr a nu os problemas mais dramáticos deste país e dos quais parece que nunca saímos.
Um livro desassombrado que nos reencontra com os nossos maiores erros, que quase nos faz desistir deste País, mas que ao mesmo tempo nos obriga a repensar o nosso papel. O estado a que chegamos é da responsabilidade de todos, é um ónus colectivo. Temos o dever, como diz Jaime Ramos, de sair do sofá, de sonhar o futuro, porque Portugal merece. Contudo, o caminho é sombrio, porque dependemos de elites que aprisionam tudo e todos em nome dos seus interesses.
O retrato é negro, mas a obra devia merecer atenção de todos os portugueses, porque depende de todos a recuperação de um País que atravessa uma das maiores crises estruturais da sua História com todos os setores a abanarem.
Não sei se seremos capazes, mas sei
que temos o dever de tentar. A obra está à venda nas livrarias em todo o País.
Leiam, porque merecemos o confronto com a realidade que todos os dias nos bate
à porta.
*Crónica/Podcast de 6 de Novembro na Antena Livre. Ouvir aqui.
Comentários