Vem aí a 9ª edição do Congresso Europeu de Jovens Agricultores


'Jovens Agricultores: Guardiões da tradição e motores da inovação’ é o tema da edição de 2023 do Congresso Europeu de Jovens Agricultores, que se realiza a 6 de Dezembro, em Bruxelas. Será também possível assistir online.

O evento, impulsionado pelo eurodeputado Nuno Melo desde 2012, tem como objectivo promover a renovação geracional na Agricultura bem como dar a conhecer os melhores projectos europeus neste sector.

Portugal será representado por Inês Marques Lopes, que venceu o concurso nacional em Setembro com o projecto “PTáchio”, uma criação da jovem agricultora que junta porcos e pistácios, sustentabilidade, emprego e investimento e dinamismo local.

O Congresso é uma iniciativa anual, co-organizada desde 2012 pela CAP e ASAJA com eurodeputados do PPE. Nesta 9ª edição, as duas entidades agrícolas ibéricas partilham a organização do evento com os seguintes quatro eurodeputados: Nuno Melo (Portugal), Herbert Dorfmann (Itália), Juan Ignacio Zoido Álvarez (Espanha) e Michaela Šojdrová (Chéquia).

“A  União Europeia (UE) constrói-se todos os dias sob os pilares da coesão e da solidariedade e se é verdade que a Política Agrícola Comum (PAC) e a autonomia alimentar dos nossos povos constitui um dos nossos maiores sucessos porque assegura alimentos de qualidade a preços acessíveis e seguros, há sinais preocupantes que temos de ter em conta”, refere Nuno Melo num vídeo de promoção do evento

O eurodeputado recorda que “a PAC já significou 60% do Orçamento da UE, actualmente representa apenas cerca de 40%. As crises sucedem-se. A abertura do mercado a países emergentes, o embargo russo e a guerra na Ucrânia são os exemplos mais recentes”. 

Por outro lado, sublinha Nuno Melo, “a redução sistemática do número de agricultores e um acentuado processo de envelhecimento do sector são realidades que têm de ter respostas políticas. Mais de 31% de todas as explorações agrícolas na UE são geridas por agricultores com mais de 65 anos, enquanto os Jovens Agricultores representam apenas 6%. Em alguns casos de alguns Estados, como Portugal, Espanha, Itália e Bulgária a situação é ainda mais grave”. 


Foi a constatação desta realidade que levou Nuno Melo a promover, em 2012, a I edição deste Congresso juntamente com a CAP – Agricultores de Portugal, a que mais tarde se juntou a deputada espanhola Esther Herranz Garcia e a Associação de Jovens Agricultores Espanhóis. 

“Desta forma, e no campo político, o PPE – Partido Popular Europeu, e no meu caso, o CDS-PP, contribuem para ajudar a ultrapassar um dos maiores problemas do sector, ou seja, a renovação geracional daqueles que se dedicam à Agricultura”, acrescenta Nuno Melo. 

O eurodeputado afirma ainda que o Congresso se tornou numa "iniciativa de referência do Parlamento Europeu", juntando todos os anos centenas de jovens de todos os países, discutindo problemas, apontando soluções e apresentando projectos. 

Esta edição de 2023, onde são esperados mais de 300 participantes, tem como promotores, além de Nuno Melo, os eurodeputados Juan Ignacio Zoido, de Espanha, Herbert Dorfmann, de Itália, e Michaela Sojdrová, da República Checa. 

Cada Estado-membro participante tem um Eurodeputado Embaixador estando representados quase a totalidade dos 27 países da UE. 

O tema deste ano é 'Jovens Agricultores: Guardiões da tradição e motores da inovação’, estando 3 projectos a concurso:

  • Melhor Projecto Digital
  • Projecto Mais Resiliente 
  • Melhor Projecto de Melhoria das Zonas Rurais. 

Os vencedores recebem 15 mil euros.

Inscrições aqui

"A renovação geracional é um dos desafios mais difíceis das nossas sociedades, e da motivação dos agricultores do presente depende a autonomia alimentar da UE no futuro", conclui Nuno Melo. 


Comentários

Mensagens populares