Legislativas 2024: a caminho do futuro



Iniciamos hoje, nesta casa, uma caminhada rumo às legislativas de 10 de Março. Este blogue, único em Portugal, pela forma como sempre tratou a política, completa precisamente em Março deste ano 19 anos de existência.

Fruto da carolice da sua autora e do seu gosto pessoal e profissional pela política, nunca o abandonamos nestas quase duas décadas. À época, quando o lancei, as redes sociais eram uma miragem, encontrei no Platonismo um espaço de opinião, de liberdade, de gosto por analisar a Política e tudo quanto anda à volta dela.

Em quase 20 anos, entre altos e baixos, com mais ou menos disponibilidade, acompanhamos todos os momentos críticos do País. Olho para o arquivo do Platonismo e sei que tenho uma memória viva e histórica deste país de que me orgulho. Claro que, ao longo do tempo, foram cabendo outros temas, pelos quais me interesso, desde a literatura, ao clima, passando pelo Ambiente, pelos conflitos mundiais, pelos refugiados, e também pela música e viagens. Mas isso são as dores de crescimento que fazem parte do caminho.

Quis sempre para o Platonismo aquele espaço de tertúlia à moda antiga em que cresci e me reunia aos fins de semana para comentar entre amigos e à volta de uma mesa, com petiscos e imperiais, a política e a atualidade. Creio que isso é apenas uma miragem para a minha geração, a nascida nos anos 80. Ainda assim, continua a ser aquela que me pica os genes e me faz ferver as entranhas.

É por isso que este blogue resiste. Porque continuo a acreditar nas minhas convicções e na necessidade de abordar os temas que importam a todos nós. Com maior ou menor dificuldade havemos de continuar por cá, apesar de a disponibilidade hoje já não ser a mesma.

Resistiremos.

Ou não fôssemos nós verdadeiros sobreviventes num país que ainda trata menos bem os seus cidadãos.

É por isso que daremos, até 10 de Março, espaço às eleições legislativas. Faremos o melhor ante as propostas daqueles que temos como alternativas políticas no boletim de voto.

Podemos não mudar nada, mas não deixaremos de pensar o País, de olhar o futuro e de continuar a ser livres na nossa individualidade. Porque mais importante que tudo é nunca deixarmos de ser nós próprios.

'Legislativas 2024: a caminho do futuro' é o espaço que hoje se abre para um novo ciclo em Portugal. E tanto que precisamos dele. 

Comentários

Mensagens populares