A caminho das legislativas: Mariana Mortágua

📷 Tiago Miranda/Expresso 


É deputada do Bloco de Esquerda (BE) desde 2013, tendo-se destacado na Comissão Parlamentar de Inquérito do BES quando confrontou Zeinal Bava e Ricardo Salgado (e tantos outros) com todas as suas incongruências.

Nasceu a 24 de Junho de 1986, em Alvito, Beja. Depois da licenciatura e mestrado em Economia no ISEG, em Lisboa, seguiu para Londres para o doutoramento. Tem obra publicada sobre a dívida pública, a União Europeia e as privatizações em Portugal.

Mariana Mortágua é defensora de várias causas humanitárias, com destaque para os direitos LGBT e direitos das mulheres. Não é importante para a definição de carácter, mas assumiu em Abril de 2023 a sua homossexualidade, denunciando abusos e perseguição política por causa disso. 

Militante bloquista deste 2007, tem nestas legislativas também a sua prova de fogo, após ter sucedido à eterna Catarina Martins à frente do BE.

Se há característica que a define é a sua forma combativa de lutar por aquilo em que acredita, gostemos ou não. Eu gosto dela. Não concordo nem estou na sua linha ideológica, mas tenho por ela um enorme respeito pela capacidade que já demonstrou quanto às suas qualidades políticas. Desejo-lhe sorte nesta campanha onde o BE, se se descuidar, pode bem vir a ter um desaire eleitoral grande. 


Comentários