A caminho das legislativas: Pedro Nuno Santos

Liderou a Juventude Socialista entre 2004 e 2008. Foi Ministro das Infraestruturas e da Habitação dos XXI, XXII e XXIII Governos Constitucionais entre 2019 e 2022. Atualmente, assume as funções de deputado à Assembleia da República e de Secretário-Geral do PS. É licenciado em Economia, pelo ISEG-UL. Isto bastava para  um mini-currículo de Pedro Nuno Santos.

📷 José António Rodrigues 


Mas não basta. Pedro Nuno, para os mais chegados, está a viver o sonho. Antecipado, é certo. Mas está. E merece-o. Porque fez para isso. Demonstrou o mais importante: a vontade de lá chegar. Só o saberemos a 10 de Março e caso isso não aconteça será um grande balde de água fria.

Sempre na ala esquerda do PS, ninguém espere dele grandes guinadas liberais dentro do partido. E esse pode bem ser o seu calcanhar de Aquiles. Veremos se chegará para captar o tal voto útil que todos desejam.

Está a ganhar força antes da derradeira campanha. Melhorou nos debates e mostra aquilo que sempre foi: aguerrido. Resta saber como lhe vai correr a campanha.

Mas seja como for, se chegar a Primeiro-Ministro irá honrar as origens de São João da Madeira. Essa terra que representa a província tal como a Espinho de Montenegro. Que lhe corra como o destino quiser. Mas terá pela frente um legado difícil de carregar. António Costa estará lá sempre. E não sendo assim tão mau também não foi glorioso, e isso bastava para empurrar até ao pódio. 

Comentários