Um novo Governo e 50 anos de Abril

A AD é Governo. Luís Montenegro é o novo primeiro-ministro de Portugal. A margem foi a mínima histórica registada em 50 anos de democracia. 

Opinião, quinzenalmente, às segundas-feiras, na Antena Livre. Foto: Antena Livre


Esta semana o País irá conhecer a composição do Governo. Um elenco que terá de ser forte, a começar em São Bento e a acabar nos Assuntos Parlamentares, talvez a pasta mais importante deste Executivo de direita. As Finanças terão um papel atípico, já que dinheiro não falta e a execução orçamental também está facilitada.

Luís Montenegro terá, como poucos primeiros ministros antes dele, um papel decisivo na forma como irá governar. As questões críticas, como os aumentos da Função Pública, os professores, a habitação, os polícias e os agricultores, são a ponta maior do desafio.

Volto ao início desta crónica: a longevidade deste Governo depende dele próprio. Resta saber se estará à altura e se conseguirá conduzir o navio num mar calmo.

A Oposição, com o PS à cabeça, terá a restante responsabilidade. Quanto ao Chega veremos se realmente estará à altura do voto de confiança que os eleitores lhe depositaram nas urnas.

Boa semana para todos! 

*Podcast/Crónica de 25 de Março na Antena Livre, 96.7, Abrantes. OUVIR

Comentários

Mensagens populares