Erradicação da Pobreza: Portugal tem 2,1 milhões de pobres

Celebra-se hoje, 17 de outubro, o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Num relatório publicado esta quinta-feira, a base estatística da Fundação Francisco Manuel dos Santos compilou uma série de dados que permitem perceber como a pobreza evoluiu em Portugal e quais os grupos em maior risco. 

Foto: Freepik

Os dados são alarmantes: 

1️⃣ Portugal tem 2,1 milhões de pobres;

2️⃣ Quase um terço das famílias monoparentais com crianças dependentes vive com menos de 591 euros por mês;

3️⃣ Um em cada 10 trabalhadores é pobre, quase 40% da população vive em agregados sem capacidade para substituir mobiliário ou pagar uma semana de férias e 30,5% da população não consegue fazer face a uma despesa inesperada, sem recorrer a empréstimo.

Já à escala global, pelo menos 1,1 mil milhões de pessoas vivem na pobreza, das quais quase metade (455 milhões) estão em países em guerra ou em paz frágil, indica um relatório publicado hoje pelas Nações Unidas, em colaboração com a Universidade de Oxford. 

Segundo o estudo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), mais de metade dos pobres, 584 milhões, são crianças, e a situação é geralmente mais grave nas zonas rurais. Ser pobre não é uma condição, é uma consequência (de muita coisa). O combate às desigualdades e o apoio aos que menos têm, devia ser prioridade para todos os líderes. Porque a erradicação da pobreza pode ter outro destino, basta haver vontade, e política pública cirúrgica!

Comentários

Mensagens populares