Abrantes promove mercado ribeirinho para valorizar o Tejo

A TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior vai realizar nos dias 16 a 18 de maio, o Mercado Ribeirinho de Abrantes, no Aquapolis. 


A iniciativa, explica a Tagus em comunicado, é um convite a "usufruir do rio Tejo", e inclui um conjunto de atividades para toda a família, nomeadamente, fado, etnografia, gastronomia, oficinas de artesanato, marionetas, atividades desportivas, animação infantil, arte equestre e até subidas de balão de ar quente. 

Este evento de três dias, que acontece maioritariamente na margem Sul do Aquapolis, em Rossio ao Sul do Tejo,  terá várias atividades como mostra de produtos agrícolas, plantas e flores, agroalimentares e artesanato, atividades de valorização patrimonial seja de gastronomia (tasquinhas com pratos regionais e peixe do rio e demonstração culinária), atividades ao ar livre e de contemplação do património natural, como convívio de pesca, padel, canoagem, caminhada, BTT, demonstrações de arte equestre, yoga, jiu-jitsu, judo e voos estáticos de balão ar quente. Terá, também, espetáculos culturais com fado, música popular, teatro de marionetas, etnografia, ilusionismo, entre outros. 


Promover as potencialidades do Tejo e aproximar a população ao rio, convidando e desafiando a comunidade e os visitantes a usufruírem do maior rio da Península Ibérica e das suas margens são os objetivos desta ação, que terá a sua inauguração oficial às 18h, de dia 16 de maio, na margem Sul, do Parque Ribeirinho Aquapolis. Após este momento oficial, haverá uma atuação da ESTATuna, da Escola Superior de Tecnologias de Abrantes, do Instituto Politécnico de Tomar. 

No sábado, dia 17, haverá uma atuação da Sociedade Instrução Musical Rossiense. E de seguida haverá um momento especial com as mais conhecidas músicas Disco dos anos 70 e 80, interpretadas através do carrilhão itinerante LVSITANVS. À noite, o palco pertence aos ritmos de baile de David Luís. No domingo, dia 18, atua o Grupo de Cantares “Brisa do Tejo”, seguido pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de São Miguel do Rio Torto, que encerrará a iniciativa de usufruto do Tejo e das suas margens. 

Todas as atividades, informações e inscrições disponíveis aqui.

Comentários