Ucrânia: UE liberta 40 milhões para proteger civis no inverno

O inverno está aí e a Leste as condições climatéricas começam a preocupar. E quando se está no meio de uma guerra e de balas, o cenário é ainda mais dramático. 

Foto: Foto Volodymyr Zelensky

Assim, para aliviar o frio de Leste que está a chegar, a Comissão Europeia atribuiu, na passada sexta-feira, um montante adicional de 40 milhões de euros de financiamento humanitário para ajudar os ucranianos a suportar um quarto inverno da guerra de agressão da Rússia. Este novo apoio reforçará a preparação do país para o inverno e protegerá os civis contra o frio extremo.

Os parceiros da ajuda humanitária da UE fornecerão materiais de abrigo, repararão casas e centros danificados para as pessoas deslocadas, melhorarão o acesso à água, ao saneamento e ao aquecimento.  O financiamento incluirá assistência pecuniária, combustíveis sólidos, aparelhos de aquecimento e isolamento, bem como pontos de aquecimento de emergência. Será dada especial atenção aos grupos vulneráveis, como os idosos, as crianças, as pessoas com deficiência e as famílias deslocadas que vivem em locais coletivos.

A UE canalizou ainda mais de 156 000 toneladas de ajuda humanitária através do seu Mecanismo de Proteção Civil. Em resposta à destruição generalizada da infraestrutura energética da Ucrânia, este apoio inclui equipamentos energéticos como 9.342 geradores de energia, 6.917 transformadores e milhões de lâmpadas LED economizadoras de energia. Paralelamente, a UE e os seus Estados-membros mobilizaram mais de 4,2 mil milhões de euros em ajuda humanitária à Ucrânia e aos países vizinhos. A UE também coordenou com êxito a evacuação médica de mais de 4 500 doentes da Ucrânia para hospitais de 22 países europeus para tratamento.

Comentários

Mensagens populares