17,4% dos agregados familiares da UE têm dificuldade em fazer face às despesas
A edição de 2025 do Key Figures on European living conditions (Principais indicadores sobre as condições de vida na Europa), publicada em setembro, pelo Eurostat, apresenta uma visão abrangente sobre como os europeus vivem atualmente.
![]() |
| Fonte: Eurostat |
Esta publicação aborda temas que vão desde a distribuição de rendimentos e a desigualdade até aos agregados familiares, a intensidade do trabalho e os cuidados infantis, passando pela saúde, a deficiência e a discriminação.
No que respeita às dificuldades económicas dos agregados familiares para fazer face às despesas, o cenário não é bom. Em 2024, 17,4 % de todos os agregados familiares na UE tiveram dificuldades ou grandes dificuldades em fazer face às despesas.
No outro extremo da escala, 26,0 % de todos os agregados familiares conseguiram fazer face às despesas com muita facilidade ou facilidade. A percentagem de agregados familiares que conseguiram fazer face às despesas com relativa facilidade ou com alguma dificuldade foi, no total, de 56,6 %.
Agregando as 6 categorias da capacidade de fazer face às despesas em 2 grupos - com e sem dificuldades - 41,6 % das famílias na UE tiveram pelo menos alguma dificuldade em fazer face às despesas em 2024.



Comentários