Dia Nacional da Água

Celebra-se hoje, 1 de outubro, o Dia Nacional da Água. Considerada um direito humano, a Água está no centro do desenvolvimento sustentável, e está consagrada no Objetivo 6 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento, que defende o acesso universal à água potável e ao saneamento até 2030.

Foto: Freepik

Todos o sabemos: é um recurso vital ao desenvolvimento, à produção de energia e alimentos, à construção de ecossistemas, à sobrevivência da Humanidade. As Nações Unidas alertam que a sua escassez tende a aumentar até 2050 e é fundamental equilibrar a procura dos recursos com as necessidades da indústria e dos consumidores. E os números da ONU são alarmantes, e não são de hoje: três em cada dez pessoas não têm acesso a água potável, mais de 2 mil milhões vivem em países com um elevado nível de “stress” hídrico e que 4 mil milhões de pessoas passam por uma grave escassez de água potável durante, pelo menos, um mês do ano.


Em Portugal, está em marcha a Estratégia ‘Água que Une’, lançada no final da legislatura anterior, e que representa, segundo o Governo, “um compromisso nacional para garantir uma gestão mais eficiente, resiliente e inteligente, conciliando as necessidades da agricultura, do ambiente e da população, através de uma abordagem multissetorial”, promovendo a coesão territorial.

É essencial que, de uma vez por todas, Portugal se una, num acordo de regime efetivo a longo prazo (que resista a Governos e forças ideológicas), para que possamos enfrentar os grandes desafios que se irão colocar, inclusive, à nossa própria sobrevivência. E isto não é um presságio apocalíptico, é mesmo uma evidência que se consumará se nada for feito, e que terminará quando as nossas torneiras secarem. Cada um de nós tem obrigação de fazer a parte que lhe compete. Seremos capazes?

Comentários

Mensagens populares