Presidenciais 2026: António Filipe versus Gouveia e Melo, uma tentativa frustrada de aniquilar um democrata
É penoso ver como o Almirante tenta ser aquilo que critica nos seus adversários: político. Mas com uma diferença, a sua evidente falta de experiência nestas andanças. Gouveia e Melo não tem culpa disso, mas terá de a assumir quando dispara com a arma comunista contra António Filipe. A sua impreparacao (ou dos seus assessores) chega ao ponto de chamar deputado a António Filipe.
O debate, cinzento, que quase me adormeceu, mas não dava para mais. É difícil debater com quem decora frases feitas, com quem não assume posições firmes e não quer comprometer-se com um posicionamento ideológico. Assumir-se social-democrata, como fez hoje Gouveia e Melo, já não é mau, mas borra a pintura quando completa a frase com "estou no centro do espectro político".
António Filipe continua a ser, para mim, um dos candidatos mais transparentes destas eleições. Bem sei que sou suspeita porque lhe conheço parte do percurso. Mas se há candidato culto, firme e coeso, esse candidato chama-se António Filipe. E o seu posicionamento político é importante. Mas este País, em 2025, merecia mais. A qualidade na política portuguesa está cada vez mais em vias de extinção. E o que ainda resta desse bastião ainda nos faz ter esperança de que haverá regeneração futura. O voto útil pode mesmo sê-lo. Resta saber se chegará para baralhar as contas que por aí já se dão como certas.

Comentários