O grito desesperado da Amazónia (e do mundo)







Adicionar legenda

Fotos: © Reuters

O Mundo fala dela neste agosto de 2019 de inferno, mas há muito que está em perigo. Há muito que os alertas chegam da América do Sul, seja dos ambientalistas, seja das tribos indígenas, seja da ONU. 
 
Este ano em particular representa recordes. Negros. Só este ano verificou-se, por exemplo, um aumento de 84% de incêndios comparativamente a 2018.  

Os incêndios florestais são comuns no Brasil durante esta fase do ano, mas também têm sido deliberadamente iniciados com o objetivo de desflorestar de forma ilegal as terras, refere a BBC. 

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) detetou mais de 74 mil incêndios florestais entre os meses de janeiro e agosto, os maiores já registados desde 2013.  

Em as causas principais para este drama está a agricultura, a mineração e os projetos de infraestruturas da Amazónia, que, juntamente com as recentes mudanças nas políticas ambientais do Brasil, estão a reverter o progresso alcançado contra o desmatamento. 

A Reuters mostra-nos em imagens aquilo que poucas mentes teimam em não querer ver. Infelizmente são uma minoria, mas a minoria que pode fazer mais do que um planeta inteiro. #prayforamazonia

Leia também:  

Comentários

Mensagens populares