Projeto "Neumann": inclusão e solidariedade rumo a um País mais justo



Nunca, no país, as desigualdades sociais foram tão visíveis, de forma direta, como nos tempos atuais de pandemia.
O isolamento social, o confinamento, o ajuste de inúmeros setores ao momento, deu-nos, a todos, a real dimensão, que todos temos presente. Mas uma coisa é saber, outra, bem diferente, é ver.
A área da Educação é um desses exemplos. Com as aulas à distância, via online, vieram à tona essas diferenças. Há milhares de famílias que não têm acesso à internet, nem sequer um computador.
Esta realidade, que Governo, autarquias, entidades privadas e organizações estão a tentar mudar, é assustadora. Primeiro porque coloca em desvantagem crianças no percurso da aprendizagem. Em segundo lugar porque demonstra como dura é a realidade de tantas famílias e crianças neste país e de como é difícil a pobreza que os atinge.
Foi por isso que, de tantas imagens que me chegam por estes dias, esta (abaixo) me emocionou de forma particular. Espelha, na sua plenitude, as desigualdades no acesso ao ensino das nossas crianças.

Em boa hora a partilhei na página de Facebook do Platonismo Político. Porque fiquei a conhecer um projeto magnífico – e tão importante – lançado recentemente em Lisboa. Falo-vos do projeto “Neumann”, que tem como objetivo ajudar escolas e alunos com carências em equipamentos informáticos. A ideia é que, através de doações, particulares ou de entidades, seja possível adquirir esse material que tanta falta faz a muitas crianças e respetivas famílias.
O projeto é da responsabilidade do Rotary Clube Lisboa Olivais e conta com o apoio de várias entidades.
Para conhecer o projeto aceda aqui.
Para ajudar, aqui.
É por projetos assim que vale a pena continuar a acreditar neste país. E que, é nos maus momentos, que mostramos a valentia de que somos feitos.
Parabéns aos mentores da iniciativa. Que o vosso propósito ajude quem mais precisa.

Nota: Acompanhe também nas redes sociais o projeto:

Comentários

Grato
Luis Moniz
Projecto Neumann

Mensagens populares