Palestras motivacionais: o progresso não é individual, é coletivo!

Vivemos num tempo que nos obriga a todos a mudar. Desde a tecnologia, à forma como os problemas se apresentam, aos novos temas fraturantes das sociedades modernas, onde impera o digital e o relacionamento inter e intra pessoal. Vem isto a propósito de cada vez mais muitas figuras públicas - de todas as áreas - lançarem projetos de sucesso na área motivacional. O último caso é o de Cristina Ferreira que lançou um modelo de negócio que, ao que parece, está a ter sucesso.

Goste-se ou não, concorde-se ou não, vai quem quer, paga quem pode. Tirando isso, os espetáculos, palestras, chamem-lhe o que quiserem, são fruto do tempo que vivemos. Tal como em todas as décadas passadas o mundo teve outras, com outras questões transversais à sociedade, fazendo o caminho do momento.

Dito isto, pode ser uma fonte de receita? Pode, e é. Cada um avaliará, mediante o que considera importante ou não. É feito com honestidade? É. A partir do momento em que se paga para ter o serviço. Que é basicamente isto que estamos a falar. Como em tudo na vida, se o público se sente defraudado ou não, isso é uma decisão de cada um. Individual ou coletiva, no termo lato do contexto.

Daí a haverem linchamentos públicos só porque pessoas, entidades, instituições decidem arrepiar caminho, já me parece um verdadeiro e triste espetáculo de maledicência e muita falta de compreensão pelo mundo, pelo outro, pela opção individual de cada um.

Em suma, também o progresso acarreta transformações societais, negativas, claro. O problema é que, neste novo mundo, as transformações parecem carregar um peso extremamente preocupante na forma como se avalia o sucesso dos outros. Quem tem sucesso, não tem lugar neste país. Venha de onde vier. Seja quem for. Muito menos quando isso acarreta milhões. E que tal, cada um de nós, nesta grande rede social da vida, fizer por si? Se reinventar um pouco mais e arriscar a sua vida, desde o trabalho à vida pessoal, em escolhas livres e legítimas? Talvez se o fizéssemos, este mundo em que vivemos pudesse ter um ar mais fresco para inspirar.

Sejam felizes, convosco próprios e com o Mundo que vos rodeia! 

Comentários

Mensagens populares