Devassa: rainha do progresso - Crónica/Podcast Antena Livre
Vivemos num tempo em que a devassa é rainha.
É o tempo da tecnologia, das redes sociais, do progresso como nunca antes o vimos e como tanto o desejámos.
E o que estamos a fazer com ele? Acredito que coisas boas, em muitos casos, e sem dúvida que este desenvolvimento nos facilita a vida de uma forma impensável há 20 anos.
Contudo, há, como sempre, o reverso da medalha. E esta, convenhamos, não é boa.
Deixamos rasto em tudo quanto tocamos. Seja nas compras online, seja nas redes sociais, seja onde quer que coloquemos os nossos dados no Google.
Nas redes expomos as nossas vidas, e as dos nossos, como se não houvesse amanhã. No caso das figuras públicas, há depois o reverso. Depois da exposição, as críticas nas revistas da especialidade, nas caixas de comentários das contas. E, imagine-se, ainda nos espantamos com isso.
Enquanto não entendermos que estamos a fazer uma escolha, a escolha de acompanhar o progresso, e que isso tem consequências, não entendemos nada do que nos está a acontecer.
Contudo, e se muito disto é bom, sinto cada vez mais que se está a perder muita coisa útil. Se calhar é de mim, produto da geração 1980. Mas a verdade é claro e sem rodeios: cada vez lemos menos, sejam livros ou jornais. Cada vez mais preferimos o écran de um smartphone a um convívio pessoal, humano, e sem filtros. Passamos os dias e as horas entre o trabalho, os telemóveis e o streaming. É por isso que esta crónica serve apenas para gritar às consciências, a minha incluída.
Não estamos a fazer tudo mal, certamente. Mas ainda vamos a
tempo de corrigir a rota, se assim o entendermos. Se por vós estiver tudo bem,
então esta crónica não é para vós, talvez seja apenas para aqueles que achem o
mesmo que eu: que estamos todos reféns de transes e sair delas pode ser bem
mais difícil do que parece.
Crónica/Podcast Antena Livre de dia 26 de junho. Ouça aqui.
Comentários