Sem regulação não há mobilidade urbana (urgente) que resista


"Lisboa na boa. Mobilizar todos por uma cidade melhor". É este o slogan de uma nova página, promovida pela Câmara de Lisboa, e que eu desconhecia. 

Em boa hora esbarrei com ela. E digo em "boa hora" porque a todas as horas, no centro da capital, esbarro com falta de civismo, falta de inspeção e mão pesada para o caos total em que se transformou a cidade com bicicletas, trotinetes, motas e "sei lá mais o quê" de desorganização visual e de rua.

A mobilidade urbana é algo indiscutível há muito tempo. Demorámos todos a perceber que há séculos que andamos a destruir o planeta que herdámos. Sou, por isso, a primeira a erguer essa bandeira e a apelar ao uso de novas formas de transporte em detrimento do uso do automóvel.

Porém, como em tudo o que é novo numa sociedade de massas, há que regular, organizar, legislar. E é isso mesmo que tem faltado em Lisboa nesta matéria. Junte-se a isso a inconsciência individual e temos um verdadeiro caos montado em ruas, avenidas e...numa cidade inteira. 

Saúdo, por isso, a iniciativa, mas que de nada servirá a não ser gastar-se mais "latim" em apelos que soam a silêncio.

Enquanto não houver legislação que enquadre a boa intenção, teremos uma "pedra no sapato" na boa convivência em prol de uma cidade, um país e um mundo melhor. 

Comentários

Mensagens populares