O ataque do Estado luxuoso aos mais desfavorecidos
Cortes nos apoios sociais. Todos os temos visto, ao mesmo tempo que os impostos aumentam todos. Desde os idosos, aos desempregados, passando pela classe média, agora também os alunos do Ensino Superior vão sofrer cortes nas bolsas universitárias. Estou à vontade para falar que eu, em 17 anos de estudo nunca tive direito a qualquer apoio social. Apesar de ter visto muitas famílias com altos rendimentos a beneficiarem de verbas para apoio ao ensino dos filhos, a verdade é que vivemos tempos difíceis e há muitos jovens a estudar com sacrifícios acrescidos para os pais. É triste e doloroso ver um Estado que vive no luxo a empobrecer o país.
Comentários
Independentemente de outras considerações relacionadas com ao mau exemplo, dado pelo estado, relativamente ao uso dos dinheiros públicos ( a grande farra...).
O corte nos subsídios e bolsas de estudo, deve ser precedido de um exaustivo conhecimento da situação económico/financeira, dos candidatos.
Foi o grande erro do estado, depender a atribuição destes apoios, suportando-se exclusivamente nas declarações de IRS ( em muitos casos, nada fiáveis ).
Ora, sendo estado o detentor das Conservatórias de Registo Automóvel e Predial e, podendo a partir daí, detectar sinais, contraditórios com as declarações de rendimento apresentadas, nunca exerceu esse mecanismo que tinha ao seu alcance.
Por outro lado, era seu dever desde há muitos anos, pedir a derrogação do sigilo bancário,( o quadro legal não o permitia, alterava-se a lei! A AR, tem essa incumbência ) sempre que alguém solicitá-se qualquer apoio.
Era uma medida de equidade, de justiça fiscal e de contenção dos abusos.
No entanto nunca o fizeram...
E, como mais vale tarde do que nunca, espero que sejam rigorosos a partir de agora e auxiliem quem necessita e penalizem os abusadores.
Cortes cegos, não!