10 de Novembro - o dia também é teu, Platonismo.


Escorpião é a imagem do dia

10 de Novembro. Neste dia, o Mundo registou muitos factos, século após século. Como esta é uma casa de notícias, hoje apetece recordar outros que marcaram a data, sendo que aquele que sempre me marcou é que neste dia, em 1913, nascia Álvaro Cunhal. Além disso, aconteceram poucas coisas...:

Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento.

1483 - Nasce Martinho Lutero, em Eisleben, Alemanha.

1668 - Nasce o compositor francês François Couperin, expoente do Barroco.

1759 - Nasce Friedrich Schiller, poeta e dramaturgo alemão.

1871 - O explorador britânico Henry Stanley encontra, na selva da África Central, o missionário David Livingstone, considerado perdido, indagando «Dr. Livingstone, presumo».

1875 - É fundada a Sociedade de Geografia de Lisboa.

1887 - Lourenço Marques, actual Maputo, passa a cidade.

1910 - A Inglaterra, grande potência mundial e velha aliada de Portugal, reconhece de facto a República Portuguesa.

1913 - Nasce Álvaro Cunhal, líder comunista português.

1918 - Sai o primeiro número do jornal «O Vermelho», pequeno semanário editado por um grupo de benfiquistas.

1933 - O Papa Pio XI institucionaliza a Acção Católica portuguesa.

1938 - O líder fascista Benito Mussolini adopta legislação antissemita.

1944 - II Guerra Mundial. A Alemanha de Hitler utiliza um novo míssil contra o Reino Unido, o foguete V-2.

1959 - A Assembleia-geral da ONU condena a política de segregação racial da África do Sul.

1961 - Desvio de um avião da linha Casablanca-Lisboa, por membros da Oposição Democrática dirigidos por Palma Inácio, para lançamento de panfletos sobre Lisboa, que apelam à resistência à ditadura.

1967 - A sonda norte-americana Surveyor-6 pousa na Lua, no ensaio de um voo tripulado.

1968 - Guerra Colonial. O Conselho de Segurança da ONU condena as incursões militares portuguesas no território do Zaire.

1969 - A Rua Sésamo, criada pela equipa da Children's TV Network, com Jim Henson, estreia-se na PBS, estação pública norte-americana.

1973 - O secretário de Estado norte-americano Henry Kissinger chega a Pequim para completar o processo de normalização de relações diplomáticas entre os EUA e a China.

1975 - Na Assembleia-geral da ONU são aprovadas as resoluções que qualificam o sionismo uma forma de racismo e estabelecem a participação da OLP em todas as convenções sobre o Médio Oriente.

1979 - Fundação da Juventude Comunista Portuguesa, pela unificação da União de Estudantes Comunistas e da União da Juventude Comunista.

1982 - É anunciada em Moscovo a morte de Leonid Brejnev, secretário-geral do PCUS.

1984 - Prisão de Nicolo Milano, um dos mais destacados patrões» da máfia siciliana.

1985 - A lista encabeçada por Adriano Moreira vence a eleição para a nova direcção do CDS.

1988 - Álvaro Cunhal, secretário-geral do PCP, é condecorado com a Ordem Karl Marx, a mais alta distinção da República Democrática Alemã.

1989 - Morre o actor Barroso Lopes, 82 anos, o último dos comediantes, depois de Vasco Santana e António Silva.

O Muro de Berlim começa a ser derrubado.

1994 - O embaixador português João Cutileiro é eleito secretário-geral da União da Europa Ocidental.

1999 - Morre o trompetista norte-americano Lester Bowie, 58 anos, fundador do Art Ensemble de Chicago.

2001 - A Organização Mundial do Comércio aprova a adesão da China.

2003 - O Governo português apresenta o Plano Estratégico Ferroviário para o Século XXI.

A Organização Mundial do Comércio considera «incompatíveis» com as regras da organização as sobretaxas sobre as importações de aço impostas pelos EUA para proteger a sua indústria.

2004 - O Prémio Secil de Arquitectura é atribuído a Eduardo Souto Moura, pelo Estádio Municipal de Braga.

O poeta brasileiro Paulo Henriques Brito vence o Prémio PT de Literatura com a obra «Macau».

2005 - Ministério da Ciência anuncia a criação de programa de combate ao abandono e insucesso escolar no Ensino Superior, em 2006.

O Senado dos EUA aprova a resolução que despoja os «combatentes estrangeiros, detidos na base de Guantanamo, do direito de recorrer da detenção», perante a Justiça.

Morre Joaquim Machado, 81 anos, editor e livreiro, fundador da Livraria Almedina, em Coimbra (1955).

2006 - Início do VIII Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, em Lisboa, com representações de 70 países.

É publicado no Diário da República o Aviso do Banco Portugal que obriga os bancos a informar as regras dos arredondamentos e o número de dias do cálculo dos juros, nos contratos de crédito.

Rússia chega a acordo com os EUA, no âmbito das negociações bilaterais para a integração na OMC, que duravam há 13 anos. O pacto comercial entre os dois países é assinado a 19 de Novembro, no Fórum da APEC, em Hanói.

A Junta de Governadores da Universidade de Santiago de Compostela, Galiza, aprova por unanimidade a anulação do título de Doutor Honoris Causa concedido ao ditador espanhol Francisco Franco, em 1965.

Sequestro de um autocarro, com 30 passageiros, no Rio de Janeiro, termina ao fim de 10 horas, sem mortos nem feridos. O sequestro mais longo da história da cidade.

Início do IX Congresso da Frelimo, em Quelimane, marcado pela mudança de 40 por cento dos dirigentes, de acordo com a directiva aprovada na anterior reunião magna do maior partido moçambicano.

Cabo Verde é seleccionado para o programa norte-americano de apoio ao desenvolvimento Desafios do Milénio 2007 - Millenium Challenge Account, na categoria dos Países de Desenvolvimento Médio.

O porta-voz dos rebeldes da República Centro-Africana, Abakar Saboune, anuncia a captura da cidade Ouadda-Djalle, no norte do país, a segunda a cair nas mãos dos revoltosos em menos de duas semanas. O anúncio foi confirmado por um oficial do exército em Bangui.

O Benfica entra no Guinness Book of Records 2007 como clube com mais associados do Mundo, com os seus 160.392 sócios.

Jorge Vaz de Carvalho, presidente do Instituto das Artes, vence o Prémio de Tradução Científica e Técnica da União Latina/FCT, com a versão portuguesa da obra do século XVIII «Principi di Scienza Nuova», «Ciência Nova», de Giambattista Viço.

Morre Jack Palance, 87 anos, actor norte-americano, Óscar pela interpretação no filme «City Slickers».

2007 - Neste dia é batido o recorde de número de fogos por dia registados em todo o país em 2007 com 382 incêndios, segundo a Protecção Civil.

A XVII Cimeira Ibero-americana de chefes de Estado e de Governo dedicada à coesão social termina em Santiago do Chile, ensombrada por um incidente entre Hugo Chávez e o rei Juan Carlos de Espanha. O Rei Juan Carlos mandou calar o presidente da Venezuela, que voltou a chamar «fascista» ao ex-chefe de governo José Maria Aznar.

Morre o escritor norte-americano Norman Mailer, com 84 anos, em Nova Iorque, vítima de insuficiência renal. Mailer foi duas vezes vencedor do Prémio Pulitzer e ganhou cedo o epíteto de «enfant terrible».

2008 - A nova administração do Banco Português de Negócios (BPN), presidida por Francisco Bandeira, assume funções, após a nacionalização da instituição e a demissão do anterior presidente, Miguel Cadilhe.

A União Europeia aprovou o lançamento da primeira operação naval desde sempre para lutar contra a pirataria ao largo da Somália e no golfo de Aden, anunciou a presidência francesa da UE.

Morre a cantora lírica Ana Lagoa, 75 anos, na sua casa em Salzburgo, vítima de Alzheimer. A soprano obtivera a dupla nacionalidade, portuguesa e austríaca, por casamento.

2009 - Morre Robert Enke, jogador do Hanover, antigo guarda-redes do Benfica, 32 anos.

2010 - João Manuel Serra, conhecido como «Senhor do Adeus», por acenar a quem passava na zona do Saldanha, em Lisboa, morre aos 79 anos.

Dino de Laurentiis, produtor de filmes de realizadores como Federico Fellini e Roberto Rosselini, considerado o representante máximo do cinema italiano do pós guerra, morre em Los Angeles, aos 91 anos. «Arroz amargo», «As noites de Cabíria», «Barbarella», «Hannibal», «Dune» ou «Veludo Azul» são alguns dos filmes produzidos por de Laurentis.

Platonismo, hoje vais ficar por tua conta. Toma conta da «chafarica» e faz um brinde a 1981. A única data que não consta acima mas que, sei, te fará feliz. 

Comentários

Mensagens populares